Quais resultados esperar do sistema ILPF?

Postado em: 15/02/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia que objetiva a produção sustentável, integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema.

Saiba mais: Quais os objetivos e benefícios do sistema ILPF?

No entanto, sempre que se busca um sistema integrado, o objetivo final é melhorar os resultados da fazenda. Mas afinal, quais são os resultados que podem ser esperados com a implantação desse sistema?

1) Maior rentabilidade

O sistema ILPF proporciona maior rentabilidade à propriedade, já que permite que se obtenha três fontes de renda diferentes. Isso porque é possível produzir três safras, na mesma área, no mesmo ano agrícola, sem irrigação. Isso somente é possível de ser feito no Brasil.

A foto abaixo mostra claramente as 3 safras: soja, milho safrinha, capim, além da produção de leite que foi realizada nessa área. Vale ressaltar que poderia ter sido feita a produção de gado de corte também.



Em regiões que não têm aptidão para o milho safrinha, como é o caso do exemplo dessa foto, pode-se implantar após a soja, o capim e se fazer a produção de grãos e carne em uma mesma área, que também traz resultados bastante interessantes. No entanto, é comum em áreas de integração a produção de três safras, ou seja, três fontes de renda por ano.

É importante ressaltar que em propriedades que não possuem o sistema integrado, a exploração de apenas uma atividade (agricultura ou pecuária) não potencializa a renda da propriedade.

Vale ainda lembrar do componente floresta do sistema, que também é gerador de receita. Assim, o sistema ILPF funciona como se fossem três fazendas em uma só!

2) Solo e pastagens recuperadas

A recuperação acontece não somente de pastagens degradadas, mas também, em pastagens que já tiveram dois anos de uso para a pecuária. Nesse momento que a pastagem já perdeu seu potencial de produção, faz-se o plantio da lavoura, potencializando novamente essa área.



Quando o sistema integrado já está instalado na propriedade, é possível fazer essa transição de pastagem para lavoura a qualquer momento. Como se trata de um sistema dinâmico, isso pode ser feito também em momentos em que uma atividade não está dando os retornos esperados. Por exemplo, em momentos em que os preços das commodities agrícolas estão em baixa, o produtor pode optar pela pecuária. Assim, o sistema é muito flexível.

Observe na foto abaixo a diferença do teor de proteína de um pasto formado após o plantio da soja e outro sem a integração:



Assim, conclui-se que o ganho de peso dos animais será muito maior na área de pasto após soja e a exigência de suplementação desses animais será menor, ou seja, vai ser possível produzir mais carne gastando menos em suplementação.

A produção de grãos também melhora ano a ano no sistema integrado. Com isso, é possível estabilizar a produtividade em fazendas que têm períodos de veranicos intensos.

3) Valorização da propriedade

Uma propriedade que tem o sistema integrado já instalado passa por uma valorização.  A cada ano, a propriedade passa a produzir mais, devido à melhoria no solo, o que leva à valorização não somente dessa propriedade, mas de toda a região onde está localizada.

Isso acontece, porque é comum que outros produtores da região também adotem o sistema integrado ao ver os bons resultados obtidos em fazendas vizinhas, tornando o efeito positivo mais amplo.

Você já trabalha com o sistema integrado? Ou está pensando em adotar esse sistema? Essas informações acima são do professor e pesquisador Dr. Edemar Moro, especialista em sistemas ILPF, que ministra dois cursos on-line sobre ILPF na plataforma EducaPoint:

Integração lavoura-pecuária-floresta: bases para implantação do sistema

Integração lavoura-pecuária-floresta: a 3ª revolução verde

Para ter acesso ao conteúdo completo do curso, é necessário assinar a plataforma EducaPoint. A assinatura garante o acesso a esses dois cursos completos e a mais de uma centena de outros temas que podem ser de seu interesse! Já são mais de 135 cursos diferentes, todos incluídos em apenas uma assinatura. Além disso, quase toda semana são lançados novos cursos que passam a fazer parte da assinatura também. Clique aqui e saiba como assinar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP