Ricardo Godinho: gestão e planejamento na pecuária leiteira

Postado em: 31/05/2017 | 3 min de leitura Escrito por:
Aliar o conhecimento técnico a anos de trabalho no campo proporciona uma imensurável experiência teórico-prática. Considerando nosso objetivo de oferecer ensinamentos totalmente aplicáveis, com dicas práticas e eficientes, convidamos o zootecnista e produtor rural, Ricardo Ferreira Godinho, para fazer parte do time de Instrutores do EducaPoint e compartilhar seus conhecimentos!
 
Ricardo Godinho é graduado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). Mestre em Produção Animal pela Universidade Camilo Castelo Branco (2010). Especialista em Administração Rural, Consultoria Organizacional, Gestão Empresarial. Empresário Rural, Presidente da Agência de Desenvolvimento Sócio Econômico de São João Batista do Glória/MG, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João Batista do Glória, Professor universitário (Graduação) nas áreas de Administração Rural, Economia Rural, Extensão Rural, Sistema de Gestão da Qualidade, Noções de Administração, e Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Possui experiência com criação e desenvolvimento de metodologias de treinamento, capacitação de consultores, facilitador e consultor do Programa Sebrae de Desenvolvimento Local, como gestor, e em condução de consultoria e treinamentos empresariais nas áreas de gestão, estratégia e liderança, atendendo micro, pequenas, médias e grandes empresas, urbanas e rurais.

Conheça, nesta breve entrevista, um pouco mais sobre o trabalho deste profissional do agronegócio:

Que atividades está desenvolvendo atualmente?

Ricardo Godinho: Estou me dedicando quase que integralmente à fazenda, resolvendo problemas diários, revisando normas e procedimentos operacionais, revisando processos produtivos, planejando e implantando algumas mudanças.

Como presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São João Batista do Glória, MG, e produtor de leite, faço parte da Comissão Técnica do Leite da FAEMG.

Também, estou escrevendo alguns artigos científicos de pesquisas desenvolvidas nos últimos anos.

Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?

Ricardo Godinho: Orientei vários trabalhos de conclusão de curso e conduzi projetos de pesquisas voltadas à produção leiteira e à gestão da produção. Coordenei projetos de extensão, em que os alunos assistiam pequenos produtores e orientavam quanto a melhoria de seus sistemas produtivos.

Por 8 anos, organizei o Encontro Técnico em Produção Leiteira, realizado em Passos, MG, sempre na primeira semana de setembro, onde produtores, alunos e técnicos de campo tinham a oportunidade de contato com profissionais de renome nacional e internacional. Para 2018, estou colaborando com a Professora que ficou responsável em dar continuidade a este evento.

Como os seus cursos no EducaPoint podem contribuir para o desenvolvimento da atividade?

Ricardo Godinho:
O planejamento tem duas vertentes: comportamento e ferramenta. Considerando que planejar depende, primeiramente, de uma atitude, comportamento, em seguida vem a questão sobre como praticar este planejamento em prática. É inquestionável a necessidade de planejar, mas é questionável a forma como se planeja, pois nem sempre o planejamento é focado na aplicabilidade do mesmo. O curso “Planejamento na produção leiteira” foca justamente nesta aplicabilidade e em resultados, e assim, os resultados contribuirão para o desenvolvimento da atividade.

Já o curso “Gestão financeira de propriedades leiteiras” mostra que a gestão financeira não se resume a gestão de custos, mas também em gestão de caixa e patrimonial, contribuindo para que o aluno amplie sua percepção e conceitos iniciais a respeito do tema, resultando em dados que subsidiem e gerem mais segurança para o processo decisório.

Clique nos links abaixo e conheça o conteúdo completo dos cursos ministrados por Ricardo Godinho:

Planejamento da produção leiteira: definindo objetivos, metas e ações

Gestão financeira de propriedades leiteiras

Conheça o EducaPoint! Assinando a plataforma, você terá acesso a diversos treinamentos disponíveis. Toda semana, novos cursos são lançados!

Experimente grátis, clicando aqui!

Sobre o EducaPoint:

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP