Silo trincheira: como calcular as dimensões?

Postado em: 04/02/2019 | 3 min de leitura Escrito por:
A produção de silagem pode impactar diretamente na rentabilidade do sistema produtivo e, portanto, deve ser cuidadosamente planejada. Produzir silagem de alta qualidade, que garanta o melhor desempenho dos animais e, com perdas reduzidas no processo produtivo, deve ser o objetivo desta etapa.

O correto dimensionamento do silo trincheira é uma escolha estratégica, em que o efeito vai repercutir por muitos anos sobre a qualidade da silagem, qualidade microbiológica do leite e na saúde dos animais.

Ao pensar no planejamento da construção de um silo trincheira, 3 aspectos importantes devem ser considerados:

1° Taxa de desabastecimento, no mínimo 30 cm por dia (0,3m/dia para facilitar os cálculos);

2° Estabelecer a altura das paredes que a trincheira terá;

3° Volume de silagem a ser utilizado diariamente.

Para realizar o dimensionamento do silo, pode-se utilizar a fórmula abaixo:



Como se vê, a largura do silo é equivalente ao volume por dia, dividido pela altura multiplicada pela taxa de desabastecimento. O volume por dia é calculado de acordo com o número de animais da propriedade vezes a quantidade aproximada que o animal está recebendo de silagem na dieta, dividido pela densidade, que pode ser medida ou estimada.

No caso do exemplo acima, 5,9 metros vai permitir que o trator possa compactar tanto nas laterais como no centro do silo. Se a largura fosse inferior a 4,5 metros, por exemplo, quando o silo é considerado estreito, podem ocorrer problemas durante a compactação, porque o trator consegue compactar as laterais, mas não, o centro.

Para finalizar o dimensionamento do silo, falta definir o comprimento, que é dado pelo período de estocagem multiplicado pela taxa de desabastecimento. Confira o exemplo:



Às vezes, a fazenda tem problemas de área para confeccionar o silo. Assim, se o proprietário achar que 45 metros é um silo muito comprido, pode-se tracionar em dois silos de 22,45 metros. Os silos teriam a mesma largura e a mesma altura, mas metade do comprimento, já que este não altera nada em relação à taxa de desabastecimento.

Abaixo está o silo confeccionado no exemplo acima:



Como se vê no esquema acima, o silo teria 20,65 metros quadrados de área.

Pode ocorrer em uma propriedade a redução no número de animais. Com isso e com o planejamento do silo trincheira tendo sido feito com um maior número de animais, seria possível redimensionar a massa, mas não, o silo que não é possível de ser feito nesse caso.

Assim, como proceder caso haja redução no número de animais? Nesse caso, deve-se redimensionar a altura da massa. Para isso, deve-se primeiro redefinir o volume. Supondo que a fazenda tinha 200 animais e agora passou a ter 150 animais. A fórmula, então, ficaria:



Nesse caso, note que a área caiu de 20,65 m2 para 15,34 m2. Essa redução é proporcional ao volume de silagem utilizada diariamente.



Sempre que houver aumento ou, principalmente, diminuição do número de animais, é necessário readequar a área do painel de forma a sempre manter a taxa de desabastecimento.

Taxa de desabastecimento é sempre considerada chave nessa etapa de retirada de silagem.

A construção, dimensionamento ou redimensionamento de um silo trincheira passa sempre primeiro pela etapa do desabastecimento. Não se deve fazer os cálculos para primeiro dimensionar e depois pensar em desabastecer. Isso para evitar perdas por deterioração.

Além disso, as fatias devem ser retiradas sempre no sentido de cima para baixo e sempre fatias de, no mínimo, 30 centímetros por dia.

Leia também: Resíduo da colheita: o que determina a altura do corte?

Quer saber mais sobre produção de silagem? Confira o conteúdo completo do curso online Produção e utilização de Silagem apresentado por Thiago Fernandes Bernardes (professor de conservação de forragens da Universidade Federal de Lavras), disponível no EducaPoint.

Esse é um dos mais de 130 cursos oferecidos pela plataforma EducaPoint. Apenas uma assinatura na plataforma garante o acesso a TODOS os cursos! Quase toda semana um novo curso é adicionado à plataforma e automaticamente incluído na sua assinatura! Confira aqui como funciona!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP