Quais os principais objetivos da criação de bezerras?

Postado em: 29/08/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Um dos maiores desafios da produção leiteira é a criação de bezerras e novilhas para reposição do rebanho, a fim de garantir vacas de alta produtividade. No entanto, muitos técnicos e produtores ainda subestimam os impactos desta fase na produtividade da vaca futura, e não adotam práticas eficientes de manejo.

O objetivo principal da criação de bezerras é a produção de fêmeas de alto potencial de produção leiteira.

Temos observado a campo, um difícil reconhecimento dos impactos das estratégias de criação no potencial de produção desses animais quando eles entram na primeira ou segunda lactação.

O sucesso do manejo hoje é medido não somente pelas taxas de ganho de peso diário e peso ao parto, mas também, pelo potencial de produção durante a vida útil do animal em resposta ao manejo aplicado durante o período de criação.

Objetivos da criação

- Possibilitar o descarte de vacas.

Para isso, é necessário ter animais de boa qualidade para substituir as vacas que estão sendo descartadas do rebanho.

- Promover o melhoramento genético do rebanho

Isso é particularmente importante para rebanhos que buscam animais especializados.

Pensando em metas mais específicas, podemos citar:

- Obtenção de fêmeas de alto mérito genético.

As filhas sempre têm que ser melhores que suas mães, para que os animais de descarte sejam sempre substituídos por animais de melhor qualidade.

- Produção aos 24 meses.

Essa é uma recomendação tradicional, mas pode variar de acordo com o sistema de produção, podendo ser aos 22 meses ou até aos 30 meses, sendo possível que sejam economicamente viável nos dois casos.

Isso vai depender do sistema de produção e do investimento na nutrição dos animais, promovendo maior taxa de crescimento.

- Animais de tamanho e condição corporal adequados.

Esses dois fatores estão relacionados à produção de leite também, tendo um um escore de condição corporal que vai maximizar a produção, principalmente na primeira lactação, período onde a fêmea ainda vai terminar seu crescimento.

Essas fêmeas chegam ao parto com aproximadamente 85% do seu peso adulto e terminarão seu crescimento durante a primeira lactação e ainda produzir leite. Por isso, esses são os animais mais exigentes do rebanho.

- Obter a fêmea com o menor custo possível

Esse parece ser o maior gargalo do sistema de criação de animais.

Confira no vídeo abaixo a a professora do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, Carla M. M. Bittar, falando sobre os conceitos básicos da criação de bezerras:



Essa aula faz parte do curso on-line Princípios de aleitamento de bezerras, do EducaPoint, que apresenta os principais sistemas de aleitamento, suas vantagens e limitações, auxiliando técnicos e produtores no momento de definir o método que será utilizado no manejo das bezerras.

Participe desse treinamento e garanta o sucesso do manejo das bezerras!   Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP