Transição do sistema de produção: do pasto ao compost barn

Postado em: 31/10/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
A Fazenda Arsego, do produtor Eleandro Arsego, por muitos anos produziu leite em um sistema intensivo de pastejo, contudo em um determinado momento sentiu a necessidade de fazer uma transição no sistema, escolhendo o Compost Barn como opção.

Localizada em Xanxerê-SC, a propriedade chegou a alcançar 3 mil litros diários, com 137 vacas em lactação após o início do trabalho dos técnicos da Cooperideal em 2010. Nos quatro anos seguintes, o trabalho concentrou-se na melhoria da produtividade e qualidade das forragens, com a implementação do pastejo rotacionado e irrigado, além de suplementação alimentar em períodos de menor oferta de forragem. Assim, foi possível aumentar a lotação da área e, em 2014, a produção chegou a 5.000 litros/dia, com 200 vacas em ordenha.

No entanto, a maior lotação também piorou as condições de conforto dos animais, impedindo que os mesmos expressassem seu máximo potencial produtivo. Foi quando os proprietários reavaliaram o sistema de produção, e optaram por confinar os animais.

Hoje, 300 vacas em lactação são mantidas em Compost Barn, e o sistema chegou a produzir 10 mil litros diários,  e o produtor avalia positivamente a decisão da mudança. Confira no vídeo abaixo a visão de Eleandro sobre a transição:



O processo de intensificação do sistema de pastejo até o planejamento do compost barn, bem como a avaliação dos índices produtivos e econômicos do sistema implementado na Fazenda Arsego é exibido em detalhes no curso online “Produção intensiva de leite: do sistema de pastejo para o compost barn” disponível no EducaPoint.

Gravado a campo, o curso é apresentado por Marcelo de Rezende (eng. agrônomo, coordenador técnico da Cooperideal) e Caciano Mafioletti (eng. agrônomo, técnico da Cooperideal em SC).

Para ter acesso a este curso e a muitos outros conteúdos de alta relevância, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 115 temas).

Conheça os planos de assinatura neste link: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP