Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 18/09/2018

Como tratar a mastite quando não se conhece o agente causador?

Não são todas as propriedades leiteiras que fazem cultura microbiológica para detectar o agente causador da mastite. Isso é particularmente válido para pequenas propriedades.

Nesse caso, a recomendação mais adequada é consultar um médico veterinário que possa acompanhar os tratamentos e avaliar os protocolos.

No entanto, algumas recomendações gerais podem ser feitas. Quando não existem resultados de cultura microbiológica, o protocolo de tratamento pode ser baseado em:

1) Gravidade do caso clínico: pode-se usar um protocolo para mastite grave e outro para mastite leve e moderada;

2) Características da vaca: vacas jovens e sem histórico de mastite têm maior chance de cura. Logo, pode-se usar um protocolo convencional (tratamento intramamário durante 4 dias de tratamento), enquanto, para vacas mais velhas, (>2-3 lactações), pode-se usar um protocolo de terapia prolongada (5-6 dias de tratamento intramamário).

3) Histórico de uso de medicamentos na fazenda: nestes casos, a recomendação geral é usar um antibiótico com amplo espectro, para tentar obter a cura do maior número de agentes causadores. Na falta de outra informação, pode-se usar o histórico de antibióticos que tenha boa resposta clínica aos tratamentos.

4) Na mastite grave (grau 3), recomenda-se a hidratação oral da vaca (20-30 litros de solução de drench), antibiótico injetável (3 dias) , anti-inflamatório não esteroidal (3 dias) e antibiótico intramamário (3-4 dias).

Em razão do grande número de agentes causadores, não é tão simples fazer recomendações de tratamento, mas as bases mais usadas são cefalosporinas, combinações (mais de um antibiótico) e ciprofloxacina.

Você também já precisou tratar casos de mastite clínica sem conhecer os agentes causadores? Gostaria de conhecer os três passos para controlar a mastite? Então, certamente gostará do curso on-line, Como controlar a mastite em três passos.

O curso é ministrado por um dos maiores especialistas no assunto, o Prof. Dr. Marcos Veiga. Confira o que é abordado nas aulas.

Lembrando que controlar a mastite é essencial para garantir não só a sanidade do rebanho, como também a eficiência do sistema produtivo!

O curso é ministrado por um dos maiores especialistas no assunto, o Prof. Dr. Marcos Veiga. Confira o que é abordado nas aulas.

Os assinantes do EducaPoint têm acesso a TODOS OS CURSOS aqui do site! Até o dia 23/09/2018 (domingo) estamos com uma promoção especial no valor da assinatura anual.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082



 

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: