Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 12/03/2018

Tripanossomíase: conheça a principal forma de transmissão da doença

Como o Trypanosoma vivax, protozoário causador da tripanossomíase, é transmitido entre os animais do rebanho?

Compartilhamento de agulhas

Em muitos rebanhos leiteiros, ainda é comum o uso de ocitocina, citado pela grande maioria dos pesquisadores como sendo algo que causa a transmissão imediata do Trypanosoma vivax. Um dos maiores problemas da transmissão é o uso de medicamentos intravenosos em vários animais, quando se compartilham agulhas e seringas.

O responsável pela aplicação retira o produto com a seringa, aplica na veia do animal, um pouco de sangue sobra na seringa e na agulha e isso é injetado no próximo animal junto com o produto. Isso facilita muito a transmissão de Trypanosoma vivax e é um dos maiores problemas observados.

Um animal infectado pode infectar vários outros animais:

 

E a doença se espalha rapidamente:

Do ponto de vista epidemiológico, a manutenção desses animais infectados e a aplicação desse produto de um animal para outro, diretamente na veia, faz com que haja uma expansão muito rápida da doença o rebanho, ao ponto de se o rebanho apresentar mais de 20% dos animais infectados, vamos considerar todo o rebanho infectado.

Moscas hematófagas

Outro fator importante na transmissão dessa doença, é a ocorrência de insetos hematófagos. As moscas hematófagas são muito comuns nos rebanhos, mas a capacidade de transmissão por essas moscas, principalmente a mosca dos estábulos (Stomoyx calcitrans) já foi testada, com alguns pesquisadores dizendo que, se aumentam 500 moscas no rebanho, um animal também será infectado.

Na região Centro-Oeste, a mutuca (Tabanus ssp.) também é citada como grande transmissora do Trypanosoma vivax. Entretanto, a importância da mutuca no Sudeste não está plenamente comprovada.

Mosca dos chifres também tem capacidade de transmitir o Trypanosoma vivax, mas essas moscas não se afastam muito dos animais infectados, de modo que a transmissão dentro do rebanho fica limitada ao contato animal com animal. Essa transmissão não deve ser mais alta do que a feita por agulhas contaminadas.

Além disso, qualquer material ou procedimento que favoreça o contato do sangue do animal contaminado com o de um animal não contaminado vai fazer a transmissão do Trypanosoma vivax. Dessa forma, indica-se que qualquer uso de material que seja contaminado com sangue jamais deve ser compartilhado com outros animais.

Essa aula faz parte do conteúdo do curso online “Tripanossomíase: a doença oculta nos rebanhos” disponível no EducaPoint. O curso é apresentado pelo Dr. Fabiano Antonio Cadioli, professor da UNESP de Araçatuba/SP, com vasta experiência em doenças de grandes animais.

Para ter acesso completo ao curso e saber como evitar os inúmeros problemas causados por essa doença no rebanho, basta assinar o EducaPoint!

Aproveite o mês de aniversário do EducaPoint para adquirir o seu acesso! Assine agora mesmo o plano anual por apenas R$600,00, clicando aqui. Por esse valor, você terá acesso a TODOS os cursos disponíveis e aos novos que serão adicionados pelo período de 12 meses.


Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

 

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 03.775.184/0001-50

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: