Fazenda Colorado: divisão de lotes por produção de leite garante maior eficiência

Postado em: 02/05/2018 | 4 min de leitura Escrito por:
Ocupando o topo da produção de leite do Brasil, a Fazenda Colorado, em Araras, SP, é conhecida pelo seu pioneirismo, seja em estratégias de manejo, uso de tecnologias, investimento em infraestrutura, gestão de pessoas, entre outros aspectos. A administração atual da maior produtora de leite do país mantém a postura visionária e empreendedora de seu fundador, Sr. Lair Antonio de Souza.

A Fazenda Colorado, mais um ano, ocupou a primeira posição no Top 100 MilkPoint, levantamento das maiores fazendas produtoras de leite do país. A sua produção diária elevou o volume em 7% em 2017, para 67.640 litros/dia.

As vacas da raça Holandesa, de altíssima produtividade, são alojadas em galpões com camas individuais, constantemente limpas e arrumadas, e sistema de ventilação cruzada (cross ventilation), que permite manter a temperatura ambiente controlada.

Essa preocupação com o conforto dos animais, aliada à nutrição balanceada para cada fase produtiva e atenção total à sanidade do rebanho, proporcionam condições ótimas para que os animais expressem seu grande potencial produtivo.

Como é feita a divisão de lotes?

A Fazenda Colorado não separa as vacas por categoria de reprodução, mas sim, os lotes são divididos por produção de leite. A locação em lotes diferentes é muito importante dentro da fazenda. Confira os lotes:

Novilhas de alta produção

Lote contendo primíparas com média de produção de 45 quilos de leite por dia. Nesse lote, estão desde novilhas com 30 dias de paridas até novilhas com 150 dias de paridas. A colocação dos animais nesse lote dependerá de seu nível de produção.

Novilhas de média produção

Lote contendo primíparas com produção média de 35 quilos de leite por dia. Nesse lote, estão animais mais na fase final da lactação.

Há alguns animais que estão na fase inicial de lactação nesse lote, mas são os que, por algum motivo, não alcançaram os picos altos de produção.

Vacas de alta produção

Lote contendo multíparas com produção média de 50 litros de leite por dia. A maior parte é composta de vacas de segunda e terceira crias.

Vacas de quarta e quinta crias, como têm maiores chances de serem descartadas, são segregadas para outro grupo.

Vacas de alta produção mais maduras

Também composto de vacas de alta produção, mas mais maduras (quarta e quinta crias).

A ideia dessa divisão de lotes é evitar a concorrência entre os animais, tanto pela baia, na questão do espaço para deitar, como pelo canzil, para comer.

A movimentação de alimentos nesses lotes de alta produção também é diferente. A dieta é balanceada para cada tipo de lote. O objetivo disso é buscar economia em escala.

Lote de vacas com CCS alta

São vacas com maior número de casos de mastite, com contagem de células somáticas (CCS) acima de 200.000 a 300.000 células por mL.

Lote do pós-parto

Esse lote exige uma dieta totalmente diferente e adaptada às suas necessidades. Dentro desse lote, as novilhas e as vacas ficam separadas, com o objetivo de favorecer o consumo de matéria seca.

Rotina

Na rotina diária da Fazenda Colorado, o lote de alta produção recebe, em média, 5 tratos, iniciando às 5 da manhã e terminando às 22 horas.

Durante o dia, são feitas no mínimo seis aproximações dos alimentos, para facilitar e estimular o consumo e reduzir a seleção pelos animais. É importante evitar que a vaca tenha dificuldade de acesso ao alimento.

As camas são preparadas para quando as vacas retornam da ordenha. A areia é reposta a cada 3 a 4 dias, e nas ordenhas das 5 da manhã e das 13 horas, uma equipe retira a matéria orgânica das camas e ajusta a areia.

A Fazenda Colorado também utiliza os bicos de água como rotina nos dias em que a temperatura excede os 24oC. Durante apenas uma hora, no retorno da ordenha, as vacas são molhadas. A água é um problema sério para a Fazenda Colorado, que procura refrescar as vacas de diversas formas que não necessitem do uso da água. Por esse motivo, essa prática é feita por apenas uma hora.

A fazenda também faz fotoperíodo: são 16 horas de claro e oito horas de penumbra, para que as vacas tenham noção de dia e noite dentro do galpão, o que reflete em aumento da produção.

A limpeza das instalações é feita no momento em que as vacas saem para a ordenha, através do flushing, deixando o ambiente limpo para quando os animais retornarem da ordenha.

Ao retornarem da ordenha, as vacas encontram alimentos próximos, cama arrumada e piso limpo, melhorando o ambiente para elas, o que permite expressarem todo o seu potencial genético em produtividade, reduzindo custos e viabilizando o projeto da Fazenda.

No vídeo abaixo, o gestor da Fazenda Colorado, o médico veterinário Sérgio Soriano, explica como é feita a divisão dos lotes, e as especificidades de cada um em relação ao manejo e dietas. Confira:

As vacas e novilhas no período pré-parto também são confinadas nas mesmas condições, e os partos ocorrem em baias individuais, garantindo um ambiente favorável para um parto tranquilo e com mínima intervenção.

Este vídeo é apenas um pedacinho do que você poderá ver no curso online sobre a Fazenda Colorado. Acesse o conteúdo completo e conheça todos os setores da maior produtora de leite do país, da criação de bezerras à ordenha. Além disso, este curso é uma grande oportunidade de passar várias horas aprendendo com o gestor Sérgio Soriano, e saber como realizar o gerenciamento do rebanho, das rotinas e, principalmente, da equipe.

Para ter acesso ao conteúdo completo, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a todos os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP