Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 06/08/2018

Por que usar pastejo rotacionado?

O pastejo rotacionado consiste na divisão da área de pastagem em piquetes, que são submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso. A utilização deste sistema pode trazer muitos benefícios ao sistema produtivo como um todo e, por isso, tem sido cada vez mais recomendada sua utilização.

O objetivo do sistema de pastejo é fornecer alimento de forma constante, o ano todo, para os animais. Consequentemente, deve-se aumentar o rendimento forrageiro por unidade de área, ou seja, é necessário produzir mais em menor área. Deve-se também reduzir a degradação, ou seja, esse sistema tem que ter longevidade. Além disso, o sistema deve buscar conservar a fertilidade do solo.

Observa-se, então, que o sistema de pastejo sofre a influência do clima, da planta, do solo, do animal e o manejo é uma ferramenta para entender as intempéries e as dificuldades encontradas.



Comida para o animal

Em primeiro lugar e acima de tudo, o sistema de lotação rotacionada é comida para o animal. Dessa forma, esse alimento precisa ser de boa qualidade. Consequentemente, é necessário ter boas condições do solo, sombra para os animais, água limpa e suficiente, cocho para mineralização e manejo.

A maioria dos sistemas de produção a pasto foram estabelecidos em associação com o mau manejo dos componentes solo, planta e animal com rápida degradação do pasto, baixa produtividade animal, reduzindo a competitividade e a lucratividade de empreendimentos pecuários frente às outras alternativas de uso do solo.

Dessa forma, o sistema rotacionado, que respeita a fisiologia do capim, consegue alcançar uma maior longevidade desse pasto. Esse sistema não termina nunca desde que seja feito o manejo correto.

A formação e o manejo das pastagens rotacionadas dependem da escolha das espécies forrageiras, correção da fertilidade do solo, planejamento do pastejo intensivo, divisão dos piquetes, período de descanso e período de pastejo, altura do pasto, ajuste da lotação de animais e adubação de reposição (principalmente nitrogênio).

Por que rotacionar?

O sistema rotacionado foi criado visando principalmente o atendimento das exigências da forrageira, e não o aumento da produção.

Assim, confira abaixo alguns dos benefícios do pastejo rotacionado:



Confira na aula abaixo o professor, Marco Aurélio Factori, explicando sobre o pastejo rotacionado e suas vantagens:


Essa é uma das aulas do curso on-line Sistema de lotação rotacionada de pastagem: manejo e aplicação, que está disponível no EducaPoint. No curso, o instrutor, Marco Aurélio Factori, aborda diversos aspectos técnicos sobre o sistema de lotação rotacionada, bem como traz uma visão dos resultados que podem ser esperados na utilização do rotacionado para corte ou leite.

Participe e conheça mais sobre este método de pastejo que pode alavancar a produtividade de sua propriedade! Para isso, assine o EducaPoint.
 
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

CURSOS RELACIONADOS

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: