Quais as vantagens de se utilizar silagem de trigo?

Postado em: 19/12/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
O desenvolvimento de cultivares de trigo favoráveis à alimentação animal aumentou seu uso para a produção de silagem de trigo. Na realidade, a silagem de trigo foi utilizada no passado. O produto, que era feito com variedades antigas, deixou de ser utilizado por um tempo e, agora, com o lançamento de novas variedades, seu uso vem voltando a ser feito, principalmente no sul do Brasil.

Qual a vantagem de se utilizar a silagem de trigo?

A grande vantagem de se utilizar a silagem de trigo é o fato de se tratar de uma cultura de inverno, que não concorrerá com as culturas de verão tradicionais do sul do Brasil ou do Cerrado, como soja, milho e feijão. Assim, surge a oportunidade de se produzir uma silagem no período da entressafra, quando, normalmente, há área disponível para isso.

A silagem de trigo é um alimento energético que pode substituir a silagem de milho, tanto para gado de leite como para gado de corte.

Outras vantagens do uso do trigo para produção de silagem são:

- É possível fazer corte direto, ou seja, em apenas uma operação faz-se o corte, a picagem, transporte e compactação;
- Rusticidade em comparação a outras culturas usadas no sul do Brasil, como a cevada. Isso faz com que suportem mais uma estiagem, por exemplo;
- Maior sanidade, demandando menor aplicação de fungicidas e tolerando um solo de menor qualidade do que a cevada, que exige mais;
- Substitui o milho;
- Pode-se fazer safrinha no inverno, o que é uma vantagem em regiões que não permitem o cultivo do milho safrinha.

Desvantagens

O uso da silagem de trigo também tem algumas desvantagens, que são:

- Produção menor (produz mais ou menos um terço do que o milho produziria);
- O custo ($/kg) é um pouco mais alto do que o do milho, devido justamente à menor produção.

Assim, é importante que o produtor considere todos esses fatores para ver se seu uso encaixa-se aos objetivos de sua propriedade. Seu custo será um pouco mais alto que o do milho, mas permite que se plante soja no verão. É possível que os benefícios dessas duas culturas (soja no verão e trigo no inverno) ultrapassem os benefícios de se fazer silagem de milho no verão e pasto no inverno. Assim, o produtor deve consultar um técnico para avaliar qual a melhor opção para a sua propriedade.

Mas como produzir o trigo para a silagem?

Justamente para responder a essa pergunta e ajudar você a tomar a melhor decisão para sua propriedade, o EducaPoint acaba de lançar o curso on-line Silagem de trigo: "o milho de inverno". Neste curso, o engenheiro agrônomo Igor Quirrenbach, apresenta como realizar o plantio do trigo e prepará-lo para a produção de silagem.

Além disso, são discutidas as melhores formas de preparação do solo para a implantação da cultura, como determinar a época, densidade e espaçamento adequado para a semeadura e como conduzir a cultura eliminando plantas daninhas e combatendo pragas e doenças.

Confira o convite feito pelo instrutor:


Ficou interessado? Então não perca tempo! Comece agora este curso e prepare-se para o inverno, sanando todas as suas dúvidas sobre a produção de silagem de trigo!

Para fazer o curso, basta assinar a plataforma EducaPoint. Aproveite, porque a assinatura garante o acesso aos mais de 130 cursos disponíveis até agora! Clique aqui e veja como participar!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP