Quando é viável optar pelo biodigestor?

Postado em: 17/08/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Gerar eletricidade e biofertilizante a partir dos resíduos da pecuária tem sido a opção de várias fazendas no país, que investiram no biodigestor com a finalidade de dar um destino adequado aos resíduos da produção e, somado a isso, gerar renda e lucratividade ao sistema.

Mas, afinal, quantos animais são necessários, no mínimo, para que seja viável montar um sistema de biodigestor?

Para as pessoas que trabalham com bovinos, o número recomendado é de pelo menos 80 animais em confinamento. Caso a propriedade tenha bovinos e suínos, o número de animais que viabiliza o sistema pode ser menor.

Isso porque a viabilidade da montagem do processo não depende somente da questão econômica, ou seja, não basta ter recursos financeiros para que seja viável montar um sistema de biodigestor. É necessário avaliar a viabilidade do processo biológico. Com menos de 80 animais em confinamento, o volume de esterco produzido diariamente não será suficiente para que o biodigestor funcione, tecnicamente falando.

Na Fazenda Bom Retiro, em Pouso Alto-MG, por exemplo, existem 800 vacas em confinamento, junto com suínos, sendo 220 matrizes de suínos. Assim, o volume gerado de esterco, urina, restos de camas e de alimentos é suficiente para alimentar os três biodigestores da fazenda produzindo energia elétrica e  biofertilizante suficiente para uma área de capim tifton que gera todo o fornecimento de volumoso verde dos bovinos.

Assim, se você está pensando em instalar um sistema de biodigestor em sua fazenda, busque uma consultoria adequada para dar suporte na construção do projeto, que é todo baseado na questão de espaço e número de animais. Além disso, é necessário ter treinamento para manejar os equipamentos, o que torna essencial o suporte da consultoria.

Lembrando que será necessário trabalhar com limpeza de piso, decidindo se será raspagem ou limpeza hidráulica e com o motogerador, cujo dimensionamento e operação exigem certo nível técnico, já que estará trabalhando geração de energia elétrica, que envolve toda a questão de segurança.

Uma empresa de consultoria ajudará na instalação e no correto funcionamento do sistema para que se obtenha lucro e sustentabilidade na produção de energia, biofertilizante e manejo adequado para os resíduos da produção.

Confira no vídeo abaixo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio explicando sobre a viabilidade do sistema:
 
Essa é uma das aulas do curso on-line  Biodigestor como oportunidade para sistemas pecuários, do EducaPoint, onde Marcelo Otenio, explica tudo o que é preciso para montar um biodigestor, desde o volume de animais necessários para viabilizar o projeto, passando por todas as estruturas e etapas, desde o manejo dos resíduos até a produção de biogás e energia elétrica.

Assista a este treinamento e veja o exemplo da Fazenda Bom Retiro que utiliza biodigestores para o tratamento dos resíduos de bovinos e suínos, e com isso gera energia elétrica que não apenas supre as necessidades da fazenda, como também gera receita extra ao sistema. Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  

Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP