O rebanho bovino nacional tem cerca de 213,68 milhões de cabeças, de acordo com dados de 2019, sendo o maior rebanho comercial do mundo. A área de pastagem tem por volta de 162,5 milhões de hectares. Apesar disso, a produtividade média do rebanho brasileiro é muito aquém do potencial da pecuária, sendo de apenas 4,3 arrobas por hectare por ano.
Utilizando uma metáfora, é como se produtores e indústrias estivessem navegando no mesmo barco, que, por sua vez, navega sobre o rio que é o mercado. Esse barco atualmente conta com diversos furos e são esses que precisam ser consertados.
Todos os sistemas de criação de bovinos precisa dar injeções nos animais em algum momento, mesmo os sistemas de produção orgânicos. A verdade simples é que vacinas, vitaminas e minerais injetáveis, antibióticos, antiinflamatórios e outros produtos de saúde animal são administrados a praticamente todo o gado.
Ao se projetar ou manejar as instalações de vacas leiteiras, deve-se ter em mente a questão da competição dos animais por recursos essenciais. As vacas que precisam competir por recursos como alimento, água e espaço de descanso estão sob mais estresse e podem sofrer perdas de produção e problemas de saúde devido a essa competição.
Práticas sólidas de emprego voltadas para atrair, treinar, reter e recompensar funcionários devem refletir uma compreensão clara das opiniões e experiências dos funcionários. A cultura da fazenda representa "a maneira como as coisas são feitas por aqui" e pode ser positiva ou representar um desafio para os funcionários. Não existem duas culturas agrícolas iguais porque as pessoas que compõem a equipe da fazenda são únicas!
A ferramenta APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), cujo entendimento e correta aplicação é fundamental - uma vez que é uma exigência em laticínios sob SIF (Serviço de Inspeção Federal) -, possui 7 princípios. O princípio número 1 é justamente a primeira parte da sigla APPCC: análise de perigos.
Foi demonstrado que as influências ambientais que afetam as vacas durante a gestação induzem alterações físicas e metabólicas ao longo da vida dos bezerros. Para saber mais sobre os efeitos do estresse térmico em bezerros concebidos durante o verão, Pablo Pinedo, da Colorado State University, e Albert De Vries, da University of Florida, examinaram dados de mais de 150 rebanhos de gado leiteiro na Flórida, onde vacas passam por verões quentes e invernos amenos.
Manejar com sucesso as vacas no início da lactação é a chave para sua saúde a longo prazo e desempenho de produção. Embora a nutrição e a saúde durante o início da lactação tenham um grande impacto no pico de produção de leite, prevenir problemas de saúde e ter boas práticas de alimentação pode realmente melhorar o pico de produção.
Com o objetivo de agregar valor e diferenciais à sua matéria-prima, conquistando esse mercado, o produtor Claudinei Saldanha Junior optou por converter o Recanto SS para o modelo orgânico de produção. Confira abaixo como é o sistema de criação de bezerras no Recanto SS.
Quando o produtor de leite for utilizar silagem de milho recém-fermentada, é importante prestar atenção aos potenciais de níveis acima da média de fungos e micotoxinas. O primeiro passo para avaliar o risco de sua silagem ter um alto nível de micotoxinas é avaliar as condições durante a colheita.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP