Criar bezerras e novilhas não é barato, sendo, geralmente, a terceira maior despesa de uma propriedade leiteira, perdendo apenas para alimentação e mão de obra. Confira Metas de um programa de crescimento de bezerras leiteiras.
Você sabe como aumentar a produção de bezerros de qualidade no seu rebanho? Sabe como utilizar os protocolos de inseminação artificial em tempo fixo - IATF - de acordo com as condições de sua fazenda? Para ajudá-lo a responder a esses questionamentos, o EducaPoint acaba de lançar o curso on-line Manejo reprodutivo de vacas de corte: IATF para maximizar a produção de bezerros.
Gerar eletricidade e biofertilizante a partir dos resíduos da pecuária tem sido a opção de várias fazendas no país, que investiram no biodigestor com a finalidade de dar um destino adequado aos resíduos da produção e, somado a isso, gerar renda e lucratividade ao sistema. Mas, afinal, quantos animais são necessários, no mínimo, para que seja viável montar um sistema de biodigestor?
Quando se fala em nutrição e formulação de dietas para vacas leiteiras um assunto importante a ser tratado é a inclusão de aditivos. Os aditivos são substâncias ou microrganismos adicionados à dieta intencionalmente com objetivo de alterar o metabolismo em benefício do desempenho do animal. Um bom exemplo de aditivos são os tamponantes, compostos que evitam o abaixamento do pH do rúmen, neutralizando os ácidos graxos voláteis produzidos pela fermentação de carboidratos, que abaixam o pH do rúmen.
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), estratégia que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, visando uma produção sustentável, proporciona muitos benefícios gerados pelos efeitos sinérgicos dos componentes do sistema.
Durante o periparto existem alguns distúrbios metabólicos e doenças que podem acometer as vacas, prejudicando tanto os índices produtivos quanto a fertilidade e reprodução dos rebanhos.
A Agropecuária Sete Copas, localizada em Jaborandi, no oeste da Bahia, iniciou o projeto neozelandês de produção leiteira em 2012. A opção por instalar o sistema no Brasil, se deu a partir da disponibilidade de área, as boas condições climáticas, o menor valor de investimento em relação a Nova Zelândia, entre outros aspectos de mercado.
Um tipo de contratação bastante comum no meio rural é o contrato por safra. Trata-se de espécie de contrato exclusivo da atividade rural, cuja duração depende das variações estacionais da atividade agrária. Confira no vídeo o que o advogado e consultor jurídico Gustavo M. de Sá, especialista em direito rural explica sobre as particularidades deste tipo de contrato.
Grande parte do leite brasileiro é produzido por pequenos produtores, com mão de obra familiar. Apesar da limitação da área e do menor volume produzido, essas propriedades podem sim ter um retorno econômico muito satisfatório, produzindo com qualidade e utilizando tecnologias que facilitem as rotinas diárias.
Não é raro algumas amostras de leite reagirem positivamente ao teste do álcool, formando coágulos. No entanto, muitas vezes esse leite não está ácido. Nestes casos, temos o chamado leite instável não ácido (LINA). Surge, então, a grande dúvida da maioria dos produtores: o que causa essa instabilidade do leite?
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP