As conversas sobre os planos de sucessão familiar são difíceis. Na verdade, 89% dos produtores não têm nenhum tipo de plano de transferência de fazenda, diz Melissa O'Rourke, advogada e especialista em administração de fazendas/negócios agrícolas da Iowa State University Extension. Segundo ela, 60% dos produtores nem mesmo têm um testamento atualizado.
Todos sabemos como o manejo nutricional é fundamental para a saúde e produtividade geral do rebanho. Também estamos aprendendo cada vez mais sobre como a conexão entre nutrição e eficiência começa no nascimento. É vital fornecer os nutrientes necessários para cada vaca, no estágio correto de vida, para manter a produção ideal. Nutrição adequada e um ambiente ruminal ideal, crescimento e condição adequada dos animais desempenham um papel importante no que diz respeito à saúde, bem-estar das vacas e ao sucesso geral de uma fazenda.
O principal desafio de um sistema de produção leiteira a pasto é otimizar o consumo de forragem de alta qualidade para sustentar produções mais elevadas de leite. Porém, alguns fatores limitam a produção nesse sistema. Existe uma variação sazonal na disponibilidade e valor nutritivo das pastagens, o que resulta na necessidade de fornecer suplementação alimentar concentrada às vacas.
O uso de pastagens afetadas pela seca para a alimentação do gado é uma prática comum; no entanto, os produtores devem considerar os riscos potenciais. Um fator que precisa ser considerado é o risco de toxicidade do nitrato.
As vacas leiteiras são mais suscetíveis a novas infecções intramamárias (IMIs) durante o período seco. IMIs adquiridos durante o período seco podem ter um impacto significativo na produção de leite, qualidade do leite, remoção do rebanho e desempenho reprodutivo pós-parto. Essas oito estratégias de prevenção em vacas secas podem ajudar a reduzir o risco de que novos IMIs se desenvolvam após o parto, o que, por sua vez, ajuda a manter o fluxo de leite na fazenda e melhora a eficiência reprodutiva.
E-book gratuito com 12 mitos e verdades sobre os pedilúvios em fazendas leiteiras
O conceito e o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI) são bastante simples. É mais comumente medido como o lucro líquido dividido pelo custo de capital original do investimento. Quanto maior a proporção, maior o benefício obtido.
A produtividade e a rentabilidade de um sistema de cria dependem, em grande parte, de como o planejamento nutricional atende às exigências do rebanho. Um fato muito bem estabelecido é que o desempenho reprodutivo de fêmeas de corte pode ser melhorado com manejo nutricional no terço final da gestação, garantindo, assim, um Escore de Condição Corporal (ECC) aceitável.
A água é o nutriente mais barato e vital na dieta de gado leiteiro. No entanto, a limpeza e a disponibilidade são frequentemente negligenciadas. Estudos demonstraram que uma vaca em lactação consome 110 a 190 litros de água por dia, e isso pode dobrar se o animal estiver sofrendo de estresse por calor.
Uma doença intestinal emergente e altamente fatal em vacas adultas, a Síndrome do Intestino Hemorrágico (SIH), atrai a preocupação de produtores de leite, veterinários e nutricionistas, pois também é conhecida como a doença da morte súbita do gado leiteiro.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP