O que é gerenciamento rural?

Postado em: 28/12/2023 | 4 min de leitura Escrito por: Fernanda Antunes
O gerenciamento rural é um trabalho complexo que exige o funcionamento de diversos setores dentro da propriedade, desde o setor administrativo e financeiro até o operacional. O gerenciamento faz parte de uma mudança complexa de mentalidade e de práticas, transformando a fazenda em uma empresa rural, muito mais organizada e estruturada.

Qual a importância do gerenciamento rural?

O gerenciamento rural é importante para que o produtor possa ter controle em todos os processos da atividade, implicando diretamente na rentabilidade da produção. O gerenciamento eficaz de uma propriedade rural permite a tomada de decisões mais assertivas, processos da rotina da fazenda mais eficientes, melhor gestão das pessoas que realizam as atividades, além da redução de custos, permitindo que a atividade se torne mais rentável.

Como implementar o gerenciamento rural?

Para implementar o gerenciamento rural eficaz, é necessário seguir alguns passos que compreendem o planejamento estratégico:

1. Determinar os objetivos da empresa rural: é necessário entender qual o objetivo da atividade e somente após essa definição, é possível traçar todo o planejamento para a atividade.
2. Análise SWOT (FOFA): para traçar o objetivo, é necessário realizar a análise SWOT dentro da propriedade rural. A análise SWOT é uma das ferramentas que compõe o planejamento estratégico, necessária para a tomada de decisões.
3. Geração e avaliação de metas e estratégias: após a definição do objetivo, é necessário traçar as metas e estratégias para cada setor envolvido na atividade

Como realizar a análise SWOT?

Para realizar a análise SWOT, é necessário que todas as pessoas envolvidas participem, desde os membros da família que atuam na atividade, os funcionários, o gestor e o consultor. Vale ressaltar que, quanto mais pessoas envolvidas nesse momento, mais ideias serão levantadas, favorecendo a correta definição dos objetivos da empresa rural.

É necessário entender a diferença entre pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças.

Pontos fortes: são os recursos e as aptidões que a empresa rural possui.
Pontos fracos: são os fatores que prejudicam diretamente o desenvolvimento da atividade e consequentemente, da empresa rural.
Oportunidades: são todos os fatores que podem favorecer o desenvolvimento da atividade.
Ameaças: são todos os fatores do ambiente externo que podem prejudicar a atividade. Podem ser fatores ambientais, mercado interno e mercado externo.

Para o ambiente interno, a análise é realizada para os recursos existentes dentro da empresa rural, seja para o solo, benfeitorias, máquinas, equipamentos, recursos humanos, capital disponível e os investimentos realizados. A análise dos recursos internos demanda um levantamento minucioso, identificando fatores que contribuem positivamente (ajuda) e negativamente (atrapalha), viabilizando assim a categorização de cada recurso como uma força potencial ou uma possível fragilidade no contexto da atividade produtiva.

Para o ambiente externo, é necessário fazer o levantamento de informações sobre ameaças e oportunidades do cenário nacional e mundial, que podem alterar e impactar a rentabilidade da atividade. Fatores como preço de commodities, taxa de juros, balança comercial, análise de mercado (oferta e demanda), taxa de importações, concorrência, tecnologias e condições climáticas devem ser previamente analisados.

Após a conclusão da análise SWOT, é possível estabelecer o objetivo central da atividade. A partir dessa identificação, todas as metas e estratégias essenciais podem ser traçadas para atingir o objetivo. No delineamento das metas e estratégias, é indispensável empregar a análise SWOT previamente realizada, visando aprimorar as áreas críticas identificadas durante a análise.

Etapas do gerenciamento:

Para implementar as metas e estratégias em cada setor, é crucial possuir:

Controle de ações: administrar uma fazenda como uma empresa, ter controle de custos de produção para análise de pontos críticos e para a tomada de decisão e ainda, priorizar a introdução de insumos intelectuais dentro da empresa, seja por meio consultorias, treinamentos e qualificações, aumento da produtividade por área para otimizar o uso de máquinas, animais, mão de obra e o uso do solo.
Uso de tecnologias na atividade: a partir da implementação de ferramentas, práticas e manejos que geram melhores resultados.
Índices zootécnicos: os índices mensuráveis que envolvem diretamente o animal, fazem parte da análise da rentabilidade da atividade. Os índices zootécnicos são cruciais para determinar metas e estratégias para melhoria de processos, manejos, nutrição e insumos utilizados.

Para garantir um gerenciamento eficaz, é necessário compreender que todas as etapas do processo devem ser rigorosamente respeitadas. Isso inclui a definição de objetivos claros, estabelecimento de metas e estratégias bem delineadas, além da organização eficiente dos setores que compõem a empresa rural.

É essencial realizar uma análise abrangente de todas as tecnologias disponíveis, da mão de obra, dos recursos, insumos e da gestão financeira. Esse levantamento minucioso tem como objetivo identificar eventuais gargalos que possam existir, possibilitando, assim, o desenvolvimento de metas e estratégias eficazes para superá-los.

A integração de tecnologias de maneira inteligente, a otimização da alocação de recursos e uma gestão financeira criteriosa são aspectos cruciais para o sucesso da empresa rural. Ao adotar uma abordagem estratégica, a empresa estará melhor posicionada para enfrentar desafios e alcançar resultados mais sólidos e sustentáveis.
 

Fonte da imagem: Freepik

Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP