Estima-se que entre 35% a 85% dos nutrientes que retornam ao solo via fezes, urina ou decomposição de partes da planta, incluindo as raízes, sejam perdidos. Apenas 10 a 20% dos nutrientes é efetivamente reciclado e fica disponível, novamente, para a planta.Assim, para mantermos as pastagens produtivas, é necessário repor os nutrientes, através da adubação do solo.
A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área ocupada pelos animais durante um período de tempo. Esse índice auxilia na definição do manejo e no estabelecimento da demanda por alimentos, visando ao bom aproveitamento das pastagens por ruminantes.
O manejo ideal do pasto é particular de cada fazenda e depende de diversos fatores, de forma que é necessário utilizar informações técnicas e bom senso na tomada de decisões. Aprenda a utilizar a altura de entrada e saída de pastejo a seu favor!
O diferimento do uso de pastagem é uma das técnicas disponíveis para aumentar as taxas de lotação na época seca, garantindo, pelo menos, a manutenção do peso dos animais. Saiba mais!
A produção de forragem no inverno, frio e seco em algumas regiões do país, se torna um gargalo para atividade pecuária. Cultivar espécies de clima temperado é uma alternativa para contornar a escassez de alimentos resultante das condições climáticas durante esse período. Saiba como!
É comum ver pecuaristas que produzem silagem de milho terem propriedades com manejos muito bons do gado e da ensilagem, mas com um manejo não tão bom assim nas lavouras de milho. Apesar de muitas pessoas alegarem que essa baixa produtividade é devido ao clima, é possível aumentar essa produtividade para cerca de 50 a 60 toneladas de massa verde com um bom manejo em praticamente todo o Brasil, com exceção das regiões muito áridas.
Vale ressaltar que o Brasil possui muitas espécies com potencial para a produção de pré-secado. Somado a isso, atualmente nós temos mais equipamentos disponíveis e com custo inferior aos praticados no passado. Fazendas leiteiras terão que destinar mais tempo para as atividades de produção interna de silagem... não haverá um outro caminho a trilhar.
A estacionalidade de produção das plantas forrageiras é um fato já bem conhecido por técnicos e produtores, e representa um dos principais entraves ao aumento da taxa de lotação animal em pastagens ao longo do ano. As alternativas para contornar este problema dependem de decisões que devem ser tomadas ainda durante a estação de crescimento. O diferimento do uso de pastagem é uma das técnicas disponíveis para aumentar as taxas de lotação na época seca, garantindo, pelo menos, a manutenção do peso dos animais.
A produção de silagem é um processo que envolve perdas, desde a colheita, fermentação, retirada do silo, até o fornecimento aos animais. Dados da literatura, apontam que as perdas em uma boa silagem variam de 5 a 10%, ao passo que silagens de má qualidade apresentam perdas de 25 a 50%.
O reajuste na quantidade de silagem estocada na fazenda é algo comum e, desse modo, muitos me questionam se é possível mover (realocar de um silo para o outro) grandes quantidades de silagem.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP