Como o drone pode auxiliar no monitoramento do gado?

Postado em: 11/11/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
O termo drone vem sendo amplamente utilizado, mas nem todos sabem definir exatamente o que ele significa. Drone é um termo genérico utilizado para descrever desde pequenos multirrotores controlados via rádio e comprados em lojas de brinquedos até veículos aéreos não tripulados de aplicação militar, autônomos ou não. 
 
 O drone vem sendo utilizado em diversos setores do mercado, desde que o primeiro equipamento desse tipo foi fabricado em 1980. Seu uso se expandiu muito para áreas como construção civil, busca e salvamento, reflorestamento, mineração, entre outros. É neste contexto que surgiu também a aplicação de drones na agricultura e na pecuária. 
 
No caso da pecuária, os drones podem ser utilizados para diversas funções diferentes. Uma delas é a contagem de bovinos. Embora eles possam ser utilizados para contagem de bovinos tanto a pasto como em confinamento, o uso em sistemas a pasto é mais difícil devido às copas das árvores e à quantidade de animais espalhados em uma determinada área, podendo em muitos casos não compensar. Já no confinamento, onde é possível ter um controle mais preciso, o uso de drones pode ser uma ferramenta bastante interessante.
 
A contagem de bovinos confinados garante o controle da quantidade de animais em cada lote, além de evitar a mistura de lotes. Além disso, a quantidade de animais dentro da baia influência diretamente na quantidade da dieta fornecida. A vantagem do uso de drones é que reduz o estresse do animal por ser um objeto não invasivo.
 
Outro uso dos drones na pecuária é o monitoramento sanitário. Com essa tecnologia, você pode avaliar quais são os animais que apresentam questões sanitárias que precisam ser resolvidas de forma rápida e prática, agilizando, dessa forma, a tomada de decisões e melhorando os resultados da fazenda. Através do uso de drones, é possível visualizar o brinco do animal para identificá-lo, além de obter imagens que podem ajudar no diagnóstico.
 
Os drones podem também ser utilizados para monitoramento do bebedouro. A disponibilidade de água nos bebedouros é tão importante quanto as dietas fornecidas nos cochos, sendo essencial para garantir o bom desempenho animal. A restrição da água leva à redução no consumo da dieta fornecida no cocho. Dessa forma, o uso de drones permite avaliar a qualidade e quantidade da água presente nos bebedouros, bem como o nível de limpeza dos mesmos.
 
A leitura de cocho também pode ser feita por drones. A maioria dos confinamentos realiza a leitura de cocho para controlar o consumo dos animais. Este é um método que, apesar de subjetivo, é eficaz, mas pode ser bastante trabalhoso e demorado dependendo do tamanho do confinamento. Isso pode afetar o horário de fornecimento do primeiro trato e, dessa forma, o consumo dos animais, já que os bovinos preferem se alimentar em horários mais frescos do dia. 
 
A utilização de drones é capaz de filmar os cochos, tornando o processo de leitura mais ágil e preciso, sendo finalizado em menor tempo. Além disso, é possível monitorar as condições gerais dos currais e dos animais confinados e as imagens podem ser arquivadas.
 
Por fim, os drones também podem ser usados na forragicultura e nas pastagens. Esta tecnologia permite que se tenha uma visão geral de como estão os pastos, permitindo que se obtenha imagens mostrando um panorama geral do campo.

Porém, através do uso de aplicativos, é possível fazer um mapeamento completo da área, uma vez que as imagens feitas são georreferenciadas, pode-se obter modelos digitais do terreno e da superfície do solo e até um modelo 3D da área. Com isso, pode-se obter as informações necessárias para as tomadas de decisão. 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP