Uso de aditivos alimentares na nutrição

Postado em: 18/10/2022 | 1 min de leitura Escrito por: Luma Maria Souza Machado
Com o aumento expressivo da população nos últimos tempos e a alta demanda por proteína de origem animal, possuir alternativas na produção de bovinos é essencial para obter uma pecuária efetiva. Dessa forma, uma das áreas que mais ganha importância corresponde aos aditivos na nutrição de ruminantes.

Diante dos avanços das pesquisas sobre nutrição de precisão, foram descobertos aditivos alimentares que atuam positivamente sobre as características dos alimentos e até mesmo, diretamente no desempenho animal.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, é o órgão responsável pela regulamentação, de acordo com a IN 44/2015 dos aditivos no que se refere ao uso, registros, comercialização e por estabelecer procedimentos básicos a serem seguidos.

Conforme o órgão, os aditivos alimentares são definidos como sendo uma substância, micro-organismo ou produto formulado que tem o objetivo de melhorar o desempenho e atender as necessidades nutricionais dos animais.


Atualmente, eles são agrupados em quatro categorias:
  • Zootécnico
  • Nutricional
  • Tecnológico
  • Sensorial
Havia uma outra classe denominada “anticoccidianos” na normativa de 2003, categoria que foi alterada com a mudança para IN 44/2015.

A tabela abaixo refere-se aos grupos funcionais presentes nas quatro categorias:
Fonte: Equipe EducaPoint 

Para você ter mais eficiência em sua produção, o EducaPoint preparou um e-book sobre “Uso de aditivos na nutrição” para auxiliar o seu entendimento! Clique aqui e acesse o conteúdo GRATUITO e exclusivo!

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP