O rebanho bovino nacional tem cerca de 213,68 milhões de cabeças, de acordo com dados de 2019, sendo o maior rebanho comercial do mundo. A área de pastagem tem por volta de 162,5 milhões de hectares. Apesar disso, a produtividade média do rebanho brasileiro é muito aquém do potencial da pecuária, sendo de apenas 4,3 arrobas por hectare por ano.
Todos os sistemas de criação de bovinos precisa dar injeções nos animais em algum momento, mesmo os sistemas de produção orgânicos. A verdade simples é que vacinas, vitaminas e minerais injetáveis, antibióticos, antiinflamatórios e outros produtos de saúde animal são administrados a praticamente todo o gado.
Na produção animal, a alimentação é o setor responsável pelos principais gastos de produção, podendo chegar até 70% do custo total. Dentre os diversos nutrientes que precisam ser fornecidos ao bovino de corte estão os minerais.
O uso de inseminação artificial por tempo fixo (IATF) no Brasil tem crescido nos últimos anos. De acordo com dados do professor do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP Pietro Baruselli, em 2019 o crescimento do uso de IATF foi de 23,6% na comparação com o ano de 2018.
O sistema de cria faz parte da criação de bovinos de corte e é uma fase chave, que dá a sustentação para as demais fases do sistema de produção de carne. Por isso, é essencial que esse sistema torne-se cada vez mais eficiente!! Confira o conteúdo no blog e acesso o novo curso do EducaPoint sobre esse tema!
Dentre as tradicionais fases do sistema de produção de gado de corte, cria, recria e engorda, a cria é a que demanda mais cuidado. Atenção especial é requerida nesta fase tanto para o manejo reprodutivo, em si, quanto para os cuidados durante a parição e aleitamento. É justamente durante a fase de cria que ocorre a maior proporção de perdas por falhas na reprodução e/ou, posteriormente, por problemas de mortalidade dos bezerros nascidos.
A qualidade da carne é um fator essencial de decisão de compra do consumidor. Assim, cada vez mais é necessário que o pecuarista tome as medidas necessárias de manejo dentro da propriedade visando, também, alcançar um resultado cada vez melhor em termos de qualidade do produto final.
Embora sua porcentagem da dieta seja pequena, os minerais têm um grande impacto no rebanho de gado de corte. Os produtores que buscam soluções para baixas taxas de prenhez, bezerros recém-nascidos fracos, outros problemas reprodutivos ou de desempenho não devem negligenciar uma revisão completa de seu programa de fornecimento de minerais ao rebanho bovino. Frequentemente, a deficiência de minerais surge como um fator que influencia a saúde e a nutrição do animal de corte.
Dentre os fatores nutricionais que impactam a reprodução de bovinos de corte, sabe-se que a energia é o mais importante. Especificamente com relação à nutrição das vacas de corte durante o período do pré-parto, estudos mostram que esse fator é muito importante para o retorno à ciclicidade, influencia na fertilidade e afeta diretamente o desempenho da progênie.
O confinamento para engorda e terminação de bovinos de corte é uma forma muito eficaz de aumentar a eficiência produtiva e o retorno da atividade, com ótimas chances de se obter excelentes resultados. Além disso, justamente por permitir o ganho de peso em áreas menores, esse é um bom sistema de produção para pequenas propriedades.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP