Clostridiose: o que é e quais suas consequências?

Postado em: 05/09/2022 | 1 min de leitura Escrito por: Luma Maria Souza Machado
As clostridioses causadas por bactérias do gênero Clostridium, formam um grupo de doenças altamente letais, que na bovinocultura gera um impacto econômico negativo para os produtores.

É uma das principais enfermidades responsáveis por intoxicações e infecções nos animais e, portanto, é preciso identificar, tratar e prevenir essas doenças.
As bactérias do gênero Clostridium se caracterizam por serem bacilos gram-positivos, esporuladas e anaeróbias estritas, ou seja, são microorganismos que não precisam de oxigênio para sobreviver.

Além disso, a presença dos esporos aumenta a resistência contra agentes químicos e físicos e auxilia as mais de 200 espécies conhecidas a viverem em diversos ambientes, inclusive na microbiota animal e humana.

Como bovinos se contaminam por clostrídeos?

  • Ingestão de alimento e água contaminada;
  • Contato de ferimentos com os esporos;
  • Baixa imunidade, favorecendo a proliferação de microrganismos da microbiota intestinal.
As clostridioses podem ser classificadas em quatro grupos e possuem sintomas variados, veja a tabela abaixo:

Fonte: Equipe EducaPoint

Fonte: Equipe EducaPoint.

As doenças causadas por clostridios, quando não se realiza o tratamento profilático adequado, gera consequências significativas para o produtor. Isso implica em uma alta mortalidade do rebanho, que resulta em perdas econômicas consideráveis. É preciso, portanto, que a profilaxia e a vacinação sejam feitas em conjunto a fim de controlar essas enfermidades.

Desse modo, como o Brasil é um dos maiores produtores agropecuários de bovinos, ter conhecimento das doenças veterinárias é de suma importância. As clostridioses são de habitual ocorrência nos rebanhos e de alto obituário. Portanto, as vacinas são as melhores alternativas profiláticas.

O EducaPoint trouxe uma profissional especializada no assunto que irá sanar todas suas dúvidas! Assista o curso completo clicando aqui.
Seja um assinante Educa e veja o curso quantas vezes quiser!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082


Fonte:
PIRES, P.P.; Clostridiose em bovinos. Capacitação continuada de técnicos da cadeia produtiva do leite. EMBRAPA, Várzea grande, 2011. Acesso em 24 de agosto de 2022. 

SANTOS, C.M. Clostridioses: patogenia, prevenção e vacinas. 2020. no. f. Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia-Bioquímica – Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Universidade de São Paulo, São Paulo, ano. Acesso em 24 de agosto de 2022.
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP