Adsorventes de micotoxinas em gado leiteiro: porque utilizar

Postado em: 24/02/2022 | 6 min de leitura Escrito por:
As micotoxinas são um grupo de compostos tóxicos produzidos por fungos filamentosos em forrageiras em crescimento ou rações armazenadas. Estes quando ingeridos podem reduzir o consumo alimentar, o desempenho produtivo e reprodutivo de animais domésticos e causar danos a saúde dos animais. 
 
Entre as micotoxinas, a aflatoxina B1 (AFB1) é a mais problemática para vacas leiteiras, pois seu metabólito, aflatoxina M1 (AFM1) pode ser transferido para o leite, podendo, assim, impactar na saúde dos consumidores de leite e seus derivados.
 
Muitas abordagens têm sido empregadas para reduzir o risco de ingestão de aflatoxina pelo gado e a aflatoxicose resultante. A ozonização e a amonização podem minimizar a produção e os efeitos de toxinas no milho e no farelo de algodão. No entanto, essas abordagens são caras e demoradas, sendo assim, normalmente não são usadas em fazendas leiteiras. 
 
Uma abordagem que tem se mostrado eficaz, no entanto, é o uso de adsorventes de micotoxinas, ou seja, de compostos de grande peso molecular capazes de reduzir a biodisponibilidade da micotoxina no trato gastrointestinal.
 
Principais adsorventes de micotoxinas
 
Os adsorventes de micotoxinas são compostos de alto peso molecular que se ligam às micotoxinas presentes em alimentos contaminados, limitando sua biodisponibilidade após a ingestão. As micotoxinas podem se ligar a agentes adsorventes por meio de diferentes tipos de interações: ligações hidrofóbicas, ligações de hidrogênio, atração ou repulsão eletrostática e ligações de coordenação.
 
É importante que o complexo de micotoxinas e o agente adsorvente (micotoxina + adsorvente) sejam estáveis em todo o trato digestivo. Assim, sua estabilidade em pH variável e as propriedades físico-químicas das toxinas é um dos parâmetros cruciais a serem avaliados para evitar a dessorção da toxina no trato gástrico. Em geral, os adsorventes mais utilizados na nutrição animal podem ser divididos em dois grupos: compostos inorgânicos e orgânicos.
 
Adsorventes inorgânicos

Aluminossilicatos
 
Os aluminossilicatos são o grupo mais abundante de minerais formadores de rochas e a estrutura básica dos argilominerais silicatados consiste na associação de folhas de sílica tetraédrica e octaédrica de alumínio, ambas com grupos hidroxila e oxigênio.
 
Dentro deste grupo, existem duas subclasses principais: filossilicatos e tectossilicatos. Os filossilicatos incluem bentonitas, montmorilonitas, esmectitas, caulinitas e ilitas. Eles podem absorver substâncias em sua superfície ou dentro de seu espaço interlaminar. Por outro lado, os tetos de silicato são formados por zeólitas, que proporcionam uma grande superfície de ligação específica, bem como tamanho, forma e seletividade de carga.
 
Aluminossilicato de cálcio e sódio hidratado (ACSH)
 
O ACSH demonstrou atuar como um enterossorvente que se liga forte e seletivamente às aflatoxinas no trato gastrointestinal dos animais, diminuindo sua biodisponibilidade e toxicidade.
 
Evidências sugerem que as aflatoxinas podem reagir em vários locais nas partículas de ACSH, especialmente na região intermediária, mas também nas bordas e superfícies basais. Além disso, outra forma de adsorção de AFB1 por superfícies de ACSH pode envolver a interação ou quelação de AFB1 com cátions (principalmente Ca) ou com vários metais.
 
Bentonitas (montmorilonitos)
 
No caso das bentonitas, caracterizam-se por serem argilas de filossilicato com uma microestrutura cristalina em camadas de composição variável. Elas são frequentemente chamadas de esmectitas porque a argila é o mineral dominante. Em geral, o grau de eficácia da adsorção da bentonita depende da quantidade de montmorilonita e cátions intercambiáveis em sua composição.
 
A montmorilonita é composta por camadas de alumínio octaédrico e silício tetraédrico coordenadas com átomos de oxigênio. A grande área superficial e a alta capacidade de troca catiônica do grupo esmectita os tornam capazes de adsorver substâncias orgânicas através da penetração de cátions e moléculas polares. As bentonitas têm demonstrado grande eficácia na absorção de micotoxinas, especificamente aflatoxinas e outras micotoxinas (ZEN, OTA e FBs) em diversos estudos.
 
Zeólitos
 
O tectossilicatos zeólito consiste em um conjunto de tetraedros de SiO4 e AlO4 unidos em vários arranjos regulares através de átomos de oxigênio compartilhados para formar uma estrutura tridimensional semelhante a uma gaiola. A substituição parcial de Si4+ por Al3+ resulta em um excesso de carga negativa que é compensado por cátions alcalinos e alcalino-terrosos, como íons sódio, cálcio e potássio.
 
Estudos têm demonstrado que a zeólita-clinoptilolita natural pode adsorver aflatoxinas e outras micotoxinas, como fumonisinas. No entanto, os zeólitos modificados são mais efetivos que os naturais em relação à adsorção de fumonisinas.

======
Gosta do conteúdo? Então aproveite a oportunidade de fazer o curso Introdução a micotoxinas em ruminantes GRATUITAMENTE! Isso mesmo! Este curso estará disponível de forma gratuita a partir do dia 1 de março! Aproveite!
======
 
Adsorventes orgânicos

Parede celular de levedura (PCL)
 
A PCL é composta principalmente por proteínas, lipídios e polissacarídeos, como glucanos e mananos, sendo os dois principais constituintes da última fração. A PCL exibe uma grande variedade de loci de adsorção de micotoxinas, bem como diferentes mecanismos de ligação, como ligações de hidrogênio, interações iônicas ou hidrofóbicas.
 
Estudos sugerem que a PCL possui um espectro mais amplo de adsorção de micotoxinas, como ZEN, OTA e FBs, incluindo DON, sendo a fração β-glucano de PCL foi diretamente correlacionada com o processo de ligação. As Saccharomyce cerevisiaemannans também se mostraram eficazes na ligação de DON em diferentes valores de pH.
 
Carvão ativado (AC)
 
O AC é um pó insolúvel produzido pela pirólise de vários compostos orgânicos, seguida de sua ativação química ou física para desenvolver uma estrutura altamente porosa. Dados in vitro sugerem afinidade potencial para diversas micotoxinas, entretanto, a eficácia in vitro do AC em relação a algumas micotoxinas não foi confirmada in vivo.
 
Geralmente, as propriedades de adsorção do CA dependem dos materiais de origem, área superficial e distribuição do tamanho dos poros. No entanto, o CA é inespecífico, portanto, os nutrientes essenciais para o desenvolvimento dos animais como vitaminas e minerais também são adsorvidos.
 
Administração dos adsorventes
 
As recomendações de uso são de duas formas: top dress e via ração. Já as doses de inclusão (gramas/animal/dia ou Kg/ton) é um tema que devemos ter total atenção, levando em consideração se as doses recomendadas pelo fornecedor realmente serão efetivas ao controle das micotoxinas.
 
A melhor maneira de certificar se a dose recomendada está correta e protegendo os animais é solicitar as avaliações de eficácia in vivo, assim, não corremos o risco de usar subdosagens que muitas vezes são um atrativo comercial.
 
Considerações finais
 
Os principais agentes adsorventes de micotoxinas podem ser de origem orgânica e inorgânica. Os inorgânicos são basicamente minerais argilosos (aluminossilicatos) constituídos principalmente por sílica e alumínio que podem ser divididos em duas subclasses: filossilicatos e tectossilicatos. No grupo dos adsorventes orgânicos está o carvão ativado e os derivados da parede celular de levedura, onde este último é o mais utilizado.
 
Adsorventes à base de argilas de aluminossilicato são mais eficientes na redução da transferência de AFM1 para o leite. Os adsorventes inorgânicos são encontrados principalmente em fórmulas patenteadas.
 
No entanto, existem poucos estudos com o uso de adsorventes orgânicos em bovinos leiteiros. Os agentes adsorventes são principalmente a base da parede celular da levedura. Aparentemente, os resultados têm se mostrado eficazes na redução da transferência de AFM1 no leite, apesar dos poucos estudos realizados.
 
Estudos realizados com a união de agentes absorventes orgânicos e inorgânicos têm se mostrado promissores. 
 
Em geral, em alguns estudos, adsorventes orgânicos, inorgânicos e mistos (orgânicos + inorgânicos) mostraram resultados positivos na melhora do estado antioxidante e inflamatório no fígado.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Fontes:
 
Assis, J. R. de ., Assis, A. C. M. de ., Fernandes, G. A. ., Silva, E. B. da ., Silva, J. F. da ., Morales, R. L. ., Galdos-Riveros, A. C. ., & Cruz, I. V. . (2021). Mycotoxin absorbents in dairy cattle. Scientific Electronic Archives, 14(11). https://doi.org/10.36560/141120211446 
 
Adsorventes de micotoxinas: aditivo é indispensável em todas as fases de produção (https://opresenterural.com.br/adsorventes-de-micotoxinas-aditivo-e-indispensavel-em-todas-as-fases-de-producao/) 
 
 

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP