Aumento da ingestão de cálcio melhora a saúde e a ovulação da vaca

Postado em: 28/10/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
Os produtores de leite sabem que o metabolismo do cálcio em suas vacas é importante antes do parto para ajudar a evitar uma deficiência de nutrientes ou febre do leite. Agora, um novo estudo da Universidade de Illinois mostra que as vacas se beneficiam de ainda mais cálcio do que a recomendação padrão da indústria há muito tempo.
 
A pesquisa mostrou que é necessário levar a dieta a -20 miliequialentes e fornecer até 2% da matéria seca da dieta de cálcio (em dietas BCAD negativas), explica Phil Cardoso, professor associado do Departamento de Ciências Animais, em um comunicado à imprensa. BCAD significa balanço cátion-aniônico dietético.
 
Tradicionalmente, os produtores que usam uma estratégia BCAD negativa acidificam a dieta da vaca levando-a a apenas -5 miliequivalentes e não adicionando cálcio ou adicionando-o a apenas 1% da matéria seca da dieta.
 
Durante o estudo, a equipe de Cardoso alimentou 76 vacas holandesas multíparas com uma de três dietas no mês anterior ao parto. As dietas foram: uma dieta controle, BCAD não acidificada e sem adição de cálcio; uma dieta BCAD acidificada (-24 miliequivalentes por 100 gramas de matéria seca) sem adição de cálcio; e uma dieta BCAD acidificada (-24 miliequivalentes) com adição de cálcio a 2% da matéria seca da dieta. A formulação BCAD foi misturada com forragens típicas e silagem de milho em dietas pré-parto.
 
Após o parto, todas as vacas foram trocadas para uma dieta pós-parto típica com 1% de cálcio na matéria seca da dieta. Os pesquisadores então monitoraram as mudanças no sangue, útero, ovários e status da gestação duas e quatro semanas após o parto.
 
A pesquisa mostrou uma tendência para as vacas alimentadas com a dieta BCAD + cálcio negativa emprenharem a uma taxa maior do que as vacas alimentadas com a dieta controle, mas é necessário testar isso em uma população maior para ter certeza desse resultado.
 
Pesquisas mostram que o aumento do uso de cálcio também diminui as taxas de infecção uterina e melhora a velocidade de retorno da ovulação das vacas.
 
Vacas alimentadas com dieta com adição de cálcio também apresentam antioxidantes mais favoráveis no combate a doenças no sangue e mais glândulas no revestimento uterino, que mantêm o útero limpo e produzem hormônios que podem iniciar a ovulação. 
 
De qualquer forma, ele diz que o resultado da pesquisa valida que uma dieta BCAD negativa com adição de cálcio pode ajudar a melhorar a saúde do rebanho e os resultados futuros da gestação.
 
* Baseado no artigo Increased Calcium Intake Improves Cow Health, Ovulation, de Rhonda Brooks.
 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP