Escore de jarrete: um importante indicador de bem-estar animal
Postado em: 23/02/2021 | 2 min de leitura
Escrito por:
O conforto e bem-estar são condições importantes para a máxima expressão do potencial produtivo dos animais. Para vacas leiteiras, melhores condições de conforto proporcionam maior produção e melhor qualidade do leite.
Dentre os inúmeros indicadores de bem-estar dos animais, qual a importância do escore de jarrete?
O escore de jarrete precede, muitas vezes, o escore de locomoção. Esse escore informa o quão abrasiva, dura e compactada está a cama dos animais, especialmente no caso de animais confinados em free-stall, apesar de também poder ser utilizado em animais criados em compost barn ou a pasto.
Assim, o escore de jarrete dá importantes informações sobre a qualidade da cama utiilizada na fazenda.
A importância do escore de jarrete é tão grande que ao se observar aumento das lesões que as vacas possuem no jarrete, pode-se afirmar com segurança que está havendo aumento em problemas de locomoção, o que significa maior chance de descarte do animal. Além disso, precede situações bastante graves dentro do rebanho e acontece, muitas vezes, antes mesmo de a vaca mancar.
=> Aprenda muito mais no curso Indicadores de bem-estar: como medir o conforto e aumentar a produção de leite. Você pode adquiri-lo individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
=> Aprenda muito mais no curso Indicadores de bem-estar: como medir o conforto e aumentar a produção de leite. Você pode adquiri-lo individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
Como calcular o escore de jarrete?
O escore de jarrete é calculado mensalmente. Um bom local para que ele seja calculado é dentro da sala de ordenha, porque, devido à posição dos animais, o jarrete pode ser facilmente visualizado.
O escore de jarrete é calculado com amostra de, ao menos, 20% do rebanho. Obviamente, quanto maior o número de animais incluídos na amostra, mais fidedignos serão os resultados. Quando a vaca se posiciona na sala de ordenha, fica bastante fácil de se observar seu jarrete. O escore de jarrete vai do 1 ao 3:
Escore 1: jarrete perfeito.
Escore 1: jarrete perfeito.
Escore 2: jarrete começando a ter lesão, sendo o principal sinal a perda de pelo. Assim, normalmente não há uma lesão aparente, mas há uma região com perda de pelo. Isso é um sinal de que a vaca está ficando em uma cama abrasiva.
Escore 3: As lesões já se formaram e, além da perda de pelo, muitas vezes, já há processos inflamatórios. Animais nessas condições sentem dores, precisam de cuidados e uma cama de melhor qualidade.
As chances de um animal com escore 3 de jarrete se tornar um animal de descarte devido à sua locomoção, por não conseguirem se alimentar, conceber ou apresentarem abortos caso estejam prenhes passa a ser muito grande.
O escore de jarrete deve ser calculado todos os meses. O objetivo é ter mais de 85% das vacas do rebanho com escore de jarrete 1; cerca de 10% dos animais no escore 2; e menos de 5% no escore 3.
Você utiliza o escore de jarrete para avaliar o conforto e o bem-estar de suas vacas? Como anda esse indicador na sua fazenda?
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: