Como saber se o colostro em pó é de qualidade?

Postado em: 12/09/2022 | 6 min de leitura Escrito por:
Fornecer colostro a um bezerro recém-nascido dentro de 12 horas após o nascimento é vital para garantir a imunidade do animal. Assim, se o colostro materno não estiver disponível ou for de baixa qualidade, um substituto do colostro em pó pode ser uma alternativa essencial. Como saber se o produto utilizado é de qualidade?
 
Nem todas as substituições e suplementos de colostro são iguais. Desde os ingredientes usados até a qualidade da absorção de anticorpos, a eficácia dos produtos de reposição de colostro pode diferir significativamente.
 
Para obter todos os benefícios do colostro, escolha um produto que substitua totalmente o colostro materno e corresponda ao seu valor nutritivo o mais próximo possível.
 
Existem alguns pontos que precisam ser avaliados para saber se o colostro em pó oferecido aos animais é de qualidade ou não:
 
1) É um substituto de colostro ou um suplemento de colostro?
 
Embora esses produtos possam ser muito semelhantes, é importante notar a diferença entre um substituto de colostro e um suplemento de colostro.
 
Um substituto de colostro é projetado para substituir completamente a primeira alimentação de colostro - na maioria das vezes quando o colostro de alta qualidade não está disponível. Uma alimentação de substituto de colostro fornecerá pelo menos 100g de Imunoglobulina G (Ig G) que é essencial para alcançar a transferência passiva em um bezerro de 40 quilos.
 
Um suplemento de colostro, por outro lado, é projetado para ser fornecido em conjunto com o colostro materno. Por si só, um suplemento de colostro não pode substituir o colostro de alta qualidade.
 
Dependendo de suas necessidades, ambas as opções oferecem benefícios diferentes. No entanto, um substituto do colostro é mais econômico; pode ser usado como única fonte de colostro ou para enriquecer o colostro materno.

Leia mais: Colostragem de bezerras leiteiras: o que você precisa saber?
 
2) As imunoglobulinas vitais foram protegidas durante a pasteurização?
 
Os produtos listados como "colostro integral" são apenas isso; feito a partir do colostro coletado de vacas leiteiras. O colostro deve ser tratado termicamente (pasteurizado) para eliminar quaisquer potenciais agentes causadores de doenças, como a doença de Johne ou M. bovis.
 
O tratamento térmico é fundamental neste produto. Enquanto a pasteurização padrão envolve altas temperaturas que podem reduzir o conteúdo de IgG e danificar os fatores de crescimento, o colostro integral é pasteurizado através de ciclos de aquecimento e resfriamento cuidadosamente cronometrados com testes regulares para preservar a proporção natural de todos os ingredientes, mantendo os principais componentes do colostro intactos.
 
3) Não se trata apenas de IgG
 
Os produtos de colostro integral fornecem uma fonte valiosa de nutrientes, em particular de gordura - que são uma fonte de energia altamente digerível e prontamente disponível para os jovens ruminantes.
 
Esses produtos também contêm fatores não nutritivos (de crescimento) que apoiam o crescimento inicial e o desenvolvimento intestinal, bem como o estabelecimento da população microbiana no intestino.
 
Um substituto de colostro integral é rico em gordura e rico em IgG, enquanto muitos colostros em pó sacrificam a gordura por um alto teor de IgG, ou vice-versa. A razão para isso é que, em alguns processos, eles "desengorduram" o produto para aumentar a concentração de IgG. Porém, ao retirar as gorduras, uma importante fonte de energia para o recém-nascido é perdida.
 
Outros produtos são ultrafiltrados para atingir maior concentração de IgG. Embora isso ajude a garantir uma alta ingestão de IgG, o processo de ultrafiltração pode remover muitos dos hormônios importantes e outros fatores de crescimento normalmente encontrados no colostro.
 
O colostro de alta qualidade contém entre 24 a 32 por cento de sólidos e tem um teor de gordura de 6,7 por cento, que é de 20 a 28 por cento em base seca. O teor de gordura de uma reposição de colostro desempenha um papel crítico nas primeiras horas de vida, pois o bezerro recém-nascido deseja uma refeição rica em energia.
 
A gordura no colostro fornece ao bezerro a energia necessária para manter a temperatura corporal e combater os patógenos. Repleto de funções antimicrobianas, a gordura colostral pode ligar-se ao rotavírus e à E. coli – duas das principais causas de diarreia em bezerros.
 
Um substituto de colostro com 100 gramas de gordura colostral oferece energia suficiente para quase 12 horas de temperatura termoneutra e mais de oito horas de frio. Alguns produtos à base de colostro removem toda ou parte dessa valiosa gordura colostral.
 
No caso de produtos com baixo teor de IgG (com alto teor de gordura), é preciso fornecer uma quantidade consideravelmente maior de colostro para obter a transferência passiva de imunidade (100g IgG/bezerro).

Leia mais: Colostro ajuda bezerros a tolerar o frio e regular a temperatura corporal
 
4) Colostro bovino vs. soro sanguíneo
 
Ao selecionar uma reposição de colostro, verifique se as imunoglobulinas no produto são de colostro real versus fontes alternativas, como sangue ou soro. Um substituto feito de colostro bovino real contém toda a proteína e gordura do colostro natural de origem bovina, bem como muitos outros compostos biologicamente ativos de importância crítica.
 
As alternativas à base de soro carecem de gordura colostral, que é muito densa em energia e bem digerida pelo bezerro. Os produtos de soro geralmente usam opções menos digeríveis, como gordura animal ou gordura vegetal.
 
Construídos a partir do zero, os substitutos de colostro à base de soro usam sangue coletado como fonte de anticorpos. Embora esses produtos possam ser eficazes na transferência de imunidade para o bezerro, eles geralmente ficam aquém dos fatores solúveis e das células maternas presentes no colostro materno.
 
O bezerro depende desses elementos para criar uma resposta imune que durará até que seu próprio sistema imunológico esteja funcionando plenamente.

Leia mais: Colostro: quase uma "poção mágica" para os bezerros
 
5. Opte por proteínas de IgG bovina em vez de globulina
 
IgG, mais especificamente IgG1, são os anticorpos reais que protegem um bezerro jovem de patógenos que podem causar diarreia e doenças respiratórias. Os bezerros devem receber pelo menos 100 g de IgG para obter a imunidade adequada do colostro. Procure um substituto do colostro que contenha pelo menos 100 g de IgG real por dose, não apenas proteína globulina por dose.
 
As proteínas da globulina são compostas por uma variedade de outras proteínas, bem como os anticorpos IgG. É quase impossível saber qual porcentagem da proteína globulina é IgG.
 
Um produto pode ser rotulado como fornecendo 130 g de proteína globulina, mas pode conter muito menos do que os 100 g cruciais de IgG exigidos pelo bezerro. Os níveis séricos de IgG em bezerros que recebem uma reposição de colostro de alta qualidade devem ter uma média de 10 g por L ou mais, um nível desejável para uma transferência passiva adequada.
 
6. Uma dose vs. múltiplas doses
 
Se uma reposição de colostro não puder fornecer o requisito mínimo de IgG em uma única dose, os bezerros podem não receber todas as imunoglobulinas de que precisam no prazo apropriado. Esteja ciente de quantas doses são necessárias e o período em que elas devem ser administradas.
 
Deixar de fornecer o número completo de doses dentro do prazo adequado pode colocar o bezerro em risco. As substituições de colostro que fornecem convenientemente os níveis de IgG necessários em uma dose garantem a entrega imediata de nutrientes em apenas uma alimentação.
 
Lembre-se de que quando se trata de substitutos de colostro, sua decisão é muito importante - você só tem uma chance de começar bem um animal. Assim, fazer uma avaliação criteriosa do produto a ser utilizado é essencial para garantir os bons resultados da fazenda. Assim, observar os ingredientes do seu colostro em pó pode dar uma indicação de qualidade. Eles são listados por ordem de inclusão.

Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP