As preocupações com o bem-estar animal estão aumentando em torno da população global, incluindo os consumidores de lácteos. Embora o bem-estar das vacas leiteiras continue sendo um tópico importante para pesquisadores em muitas áreas, existem duas melhorias importantes no rebanho leiteiro que podem ser feitas com esse objetivo.
A grande maioria das lesões podais podem ser controladas e evitadas com medidas de manejo dentro da fazenda. Saiba como!
O sódio é um elemento essencial para os animais. As vacas leiteiras rotineiramente expelem sódio do corpo na urina, fezes, saliva e leite, e esse elemento precisa ser reposto. O sódio é essencial para manter o equilíbrio hídrico do animal e para a função nervosa e muscular.
Para que as bezerras leiteiras tenham um início de vida saudável e tenham uma boa lactação, elas precisam ter um sistema imunológico passivo forte. Isso basicamente significa que as bezerras devem receber o colostro da mãe o mais rápido possível após o nascimento para iniciar a construção de um sistema imunológico forte.
Diversos fatores influenciam o sucesso da atividade leiteira, como nutrição, reprodução, bem-estar animal e sanidade. Porém, há um fator que também é muito importante para o bom andamento de uma propriedade leiteira, mas que ainda passa despercebido por muitos produtores de leite: a composição e a estrutura do rebanho. Um rebanho leiteiro precisa ter mais animais produtivos e poucos animais que não produzem leite.
A maioria das pessoas que trabalha de perto com vacas já sabe que as vacas são muito mais do que podem fornecer para nós. É por isso que, na indústria de laticínios, o conforto da vaca é um grande negócio. Entendemos que a saúde física e mental de uma vaca cria uma vida melhor para o rebanho e para as pessoas que trabalham com ele.
A pesquisa mostrou que quase duas em cada três vacas terão edema de úbere pelo menos uma vez na vida, e isso está se tornando uma preocupação crescente com o bem-estar animal, conforme relatado por Cora Okkema e Temple Grandin, ambas da Colorado State University.
Quando se trata de otimizar a ração de uma vaca para os componentes do leite, existem três áreas nas quais os produtores de leite devem se concentrar para obter o máximo de resultados. São eles:
Bovinos com aptidão para produção leiteira devido ao seu maior consumo de alimentos, apresentam um considerável aumento na produção de calor metabólico e, consequentemente, dificuldade de equilíbrio térmico, quando submetidos a condições de calor ambiental.
O NRC de gado de leite (2001) traz recomendações de nutrientes para maximizar a saúde, o crescimento do tecido magro e o crescimento geral de bezerras e novilhas.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP