Na indústria de lácteos, entendemos muito bem que os programas de alimentação e manejo para vacas secas e no pré-parto têm impacto direto na saúde, produção, reprodução e lucratividade pós-parto. Estamos até aprendendo que esses programas de alimentação e manejo podem afetar o feto e seu desempenho futuro.
Um dos pilares de toda fazenda leiteira que busca alta produtividade e lucratividade é a qualidade genética dos animais. Isso é válido para todos os tipos de sistemas de produção, incluindo, o sistema de produção a pasto.
As novilhas leiteiras representam um grande investimento na futura genética, produção e bem-estar financeiro de um rebanho leiteiro. A prevenção e o tratamento da mastite em novilhas em idade reprodutiva podem afetar diretamente a contagem de células somáticas, a produção e o lucro potencial após o parto.
As micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por fungos, que podem gerar malefícios para a saúde humana e para a produção animal. Saiba mais!
Uma dúvida comum de produtores e técnicos é quais os protocolos de TETF que devem ser utilizados para se obter resultados cada vez mais satisfatórios? Saiba quais as principais diferenças utilizadas nos protocolos da Fazenda Santa Luzia! Há protocolos diferentes para vacas Girolando e para vacas Holandesas. Abaixo, confira quais são os protocolos utilizados para cada tipo de animal na Fazenda Santa Luzia.
O futuro produtivo de qualquer fazenda leiteira depende da boa criação de novilhas. Uma das formas de melhorar a produtividade nessa categoria é através da inseminação artificial. A inseminação artificial ajuda a aumentar o número de novilhas geneticamente superiores disponíveis para reposição e venda. Além disso, outros benefícios podem ser alcançados com essa prática, como:
As indústrias de laticínios tendem, cada vez mais, a remunerar o litro de leite ao produtor com base na sua qualidade. Entre os principais critérios utilizados para calcular o valor final do litro de leite está o teor de gordura. Assim, produzir com eficiência a gordura do leite será fundamental para a receita do produtor de leite. Este artigo revisa algumas áreas para avaliar quais influenciam o percentual e o rendimento de gordura do leite.
Conhecer as características morfológicas e funcionais da raça Gir permite que produtores e técnicos tenham uma visão mais acurada no momento de selecionar os animais do rebanho. Saiba mais!
Durante as minhas apresentações e visitas às propriedades, eu tenho percebido que a maioria dos produtores e técnicos não sabe escolher o inoculante. Baseado nesta constatação, resolvi escrever este artigo na tentativa de esclarecer que os produtos comerciais são muito específicos, ou seja, os inoculantes não são iguais e, por trás de uma escolha, deve haver critérios técnicos.
Embora o esforço para reduzir o uso de antibióticos tenha tido um impacto maior nas indústrias de aves, suínos e bovinos de corte do que no leite, permanece uma pressão significativa no uso de menos antibióticos na produção de leite.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP