O baixo conforto da vaca e o aumento do tempo em pé em superfícies duras foram [no passado] reconhecidos como um fator secundário, aumentando a severidade da claudicação.Agora está se tornando cada vez mais provável que ficar em pó ser a principal causa da patogênese de lesões no caso, e não apenas um fator secundário. O aumento da carga devido ao descanso insuficiente é a causa mais provável de inflamação.
Com Contagem de Células Somáticas (CCS) média de 50 mil cél/ml e Contagem Bacteriana Total (CBT) inferior a 2 mil ufc/ml, o leite produzido pelo Sítio São Sebastião, localizado em Castro, PR, em uma das maiores bacias leiteiras do país, é considerado um dos melhores do estado do Paraná há vários anos consecutivos. Como o Sítio São Sebastiao conseguiu isso? Foi tudo uma questão de manejo!
A defesa vence jogos. Pergunte a qualquer treinador. "A formação defensiva deve estar sempre vigilante e capaz de neutralizar rapidamente a incursão atacante, que pode vir de qualquer direção. Qualquer lapso defensivo será implacavelmente explorado por essa oposição e tudo será perdido", grita o técnico para os jogadores, enquanto a campainha sinaliza o fim do intervalo.
Antes mesmo do nascimento das bezerras, os eventos que ocorrem durante a gestação podem alterar permanentemente sua capacidade de crescer, processar nutrientes, resistir a doenças e produzir leite. E eles podem até transmitir essas deficiências para seus próprios filhos.
As verminoses podem causar diversos prejuízos no rebanho leiteiro, incluindo perda de peso, queda na produção de leite, anemias, podendo, inclusive, levar à morte. Dentre todos os parasitas que acometem os animais leiteiros, as verminoses são, de longe, os que mais causam prejuízos, o que acaba se traduzindo também em grandes perdas econômicas.
Existem algumas áreas-chave de manejo que são comuns a todas as fazendas que possuem baixos níveis de contagem de células somáticas e uma boa qualidade do leite. Apesar de não serem novidades, questões como qualidade na ordenha e tetos limpos, secos e estimulados são cruciais para se obter bons resultados em termos de qualidade do leite.
Fotoperíodo é a duração da exposição da vaca à luz diária. Manipular o comprimento do fotoperíodo pode aumentar a produção de leite em gado leiteiro. Ao manipular o fotoperíodo, duas divisões de tempo comuns são usadas. O primeiro é um fotoperíodo de longo dia, 16 horas de luz e 8 horas de escuridão. O segundo é o fotoperíodo de dias curtos, 8 horas de luz e 16 horas de escuridão. Muitos estudos demonstraram que fotoperíodos diferentes para os diferentes estágios do ciclo de vida de uma vaca melhoram a produção de leite, a reprodução, a eficiência alimentar e o crescimento de novilhas.
Falhas no desempenho reprodutivo e a baixa condição corporal pode estender o intervalo de parto. A condição corporal de uma vaca durante os primeiros 30 dias em lactação (DEL) pode ser usado como um indicador de intervalo de parto, que é uma importante variável reprodutiva com consequências econômicas para os rebanhos leiteiros. O intervalo de parto ideal para a maioria das vacas está entre 12 a 13 meses. Qual a relação entre o intervalo entre partos e o ECC ao parto?
Nas últimas duas décadas, ocorreu uma revolução na reprodução na indústria de laticínios. O desenvolvimento de programas de fertilidade e sua adoção pela indústria na última década impulsionou amplamente essa revolução na reprodução.
O clima frio do inverno introduz uma série de desafios para as fazendas leiteiras, incluindo manter os bezerros recém-nascidos vivos e prosperando.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP