Com uma produção anual média de 22 milhões de litros de leite, a Fazenda Agrindus, em Descalvado, SP, ocupa o 3º lugar no ranking das maiores produtoras do Brasil, de acordo com o levantamento Top 100 2018. Como a Agrindus mantém sua equipe comprometida e motivada?
A TMR (Total Mixed Ration), mais conhecida como Dieta Total, tem sido cada vez mais utilizada nos sistemas de produção leiteira. Esta ferramenta de manejo consiste, basicamente, na mistura uniforme dos ingredientes da dieta, evitando a seleção pelos animais, promovendo assim uma boa ingestão de matéria seca e um ambiente ruminal equilibrado.
Um dos maiores desafios da produção leiteira é a criação de bezerras e novilhas para reposição do rebanho, a fim de garantir vacas de alta produtividade. No entanto, muitos técnicos e produtores ainda subestimam os impactos desta fase na produtividade da vaca futura, e não adotam práticas eficientes de manejo.
A demanda por produtos orgânicos tem crescido a cada ano. No Brasil, a demanda pelo leite orgânico é maior do que a oferta. Para ser orgânico, o leite deve ser produzido respeitando-se todas as exigências descritas na Instrução Normativa 46. Esse processo precisa ser certificado. Como é feito o processo de certificação de uma propriedade de leite orgânico?
O termo nutrição de precisão tem sido bastante discutido na pecuária leiteira. Ao contrário do que se imagina, este conceito pouco tem a ver com altos investimentos em equipamento de alta tecnologia. Nutrição de precisão está muito mais relacionada a um aumento no controle dos processos envolvidos na alimentação, reduzindo a variabilidade na dieta oferecida as vacas e aumentando a eficiência alimentar. Tais controles, podem ser implementados com medidas simples de manejo.
Um problema comum observado em países onde a qualidade da forragem é baixa é a necessidade do aumento de amido vindo de cereais na dieta. Esses são fontes de energia rapidamente disponíveis no rúmen.
Criar bezerras e novilhas não é barato, sendo, geralmente, a terceira maior despesa de uma propriedade leiteira, perdendo apenas para alimentação e mão de obra. Confira Metas de um programa de crescimento de bezerras leiteiras.
Quando se fala em nutrição e formulação de dietas para vacas leiteiras um assunto importante a ser tratado é a inclusão de aditivos. Os aditivos são substâncias ou microrganismos adicionados à dieta intencionalmente com objetivo de alterar o metabolismo em benefício do desempenho do animal. Um bom exemplo de aditivos são os tamponantes, compostos que evitam o abaixamento do pH do rúmen, neutralizando os ácidos graxos voláteis produzidos pela fermentação de carboidratos, que abaixam o pH do rúmen.
Durante o periparto existem alguns distúrbios metabólicos e doenças que podem acometer as vacas, prejudicando tanto os índices produtivos quanto a fertilidade e reprodução dos rebanhos.
A Agropecuária Sete Copas, localizada em Jaborandi, no oeste da Bahia, iniciou o projeto neozelandês de produção leiteira em 2012. A opção por instalar o sistema no Brasil, se deu a partir da disponibilidade de área, as boas condições climáticas, o menor valor de investimento em relação a Nova Zelândia, entre outros aspectos de mercado.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP