O Streptococcus agalactiae é uma bactéria Gram-positiva e um dos mais conhecidos patógenos contagiosos causadores de mastite bovina, cujo principal reservatório é a glândula mamária.
Manter a sanidade do rebanho é essencial para prevenir doenças e reduzir os prejuízos econômicos, podendo levar a um aumento significativo na produção.
Durante o período do aleitamento e na fase logo após a desmama é quando ocorre a maioria das doenças que acometem as bezerras e quando se tem os maiores índices de mortalidade.
A colostragem adequada de bezerras é um dos aspectos mais importantes para o sucesso na criação de fêmeas leiteiras. As bezerras nascem sem anticorpos, devido ao tipo de placenta dos ruminantes, e, por isso, dependem do consumo de colostro para as defesas no início da vida.
O uso indiscriminado de antibióticos em rebanhos leiteiros tem preocupado órgãos governamentais em diversos países. O aumento do risco de resíduos no leite e derivados, desenvolvimento de resistência bacteriana aos medicamentos, e as perdas econômicas são alguns dos motivos dessa preocupação.
O deslocamento de abomaso é um problema cada vez mais frequente nos rebanhos especializados em todo o mundo e, por isso, é muito importante entender suas causas, para conseguir preveni-lo. Além disso, é essencial saber como diagnosticar e tratar essa doença.
Você provavelmente já ouviu essa pergunta dezenas de vezes - "Qual é o custo de produção do litro de leite da sua fazenda?". E embora você possa revirar os olhos e pensar: "Ótimo, isso de novo", é uma pergunta séria que você deve ser capaz de responder.
A mastite bovina tem sido descrita como a principal doença que causa prejuízos para a produção leiteira, resultando em redução da produção diária, aumento dos custos de produção e redução da qualidade do leite!
Diversas transformações têm contribuído para que os produtores de leite reflitam sobre a necessidade de administrarem bem a atividade, tornando-se mais eficientes e, consequentemente, competitivos. O produtor de leite precisa ser um bom empreendedor!
No Brasil, o período das águas, quando há maior abundância de forragens, costuma ser o de maior produção de leite devido à maior oferta de alimentos. Em alguns anos, as vacas leiteiras podem não responder tão bem quanto em anos anteriores, com a produção sendo menor do que o esperado.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP