PECUÁRIA DE LEITE

CULTURA MICROBIOLÓGICA NA FAZENDA PARA O CONTROLE DE MASTITE

3 horas e 5 minutos

Certificado digital

de 254 avaliações

Por que participar deste curso?

O uso indiscriminado de antimicrobianos em rebanhos leiteiros tem preocupado órgãos governamentais em diversos países. O aumento do risco de resíduos no leite e derivados, o possível desenvolvimento de resistência de microrganismos patogênicos aos antimicrobianos, e as perdas econômicas associadas com o tratamento da vaca e descarte de leite são alguns dos motivos dessa preocupação.

A cultura microbiológica tem sido uma estratégia muito utilizada por diversas fazendas do mundo todo, como forma de racionalizar o uso de antimicrobianos. Essas fazendas implementaram programas de tratamento seletivo de mastite clínica, nos quais o uso de antimicrobianos depende dos resultados de identificação microbiológica.

Outro fator muito importante é que, através dessa técnica, é possível aplicar protocolos de tratamento específicos para determinados tipos de agentes, obtendo respostas muito mais efetivas e maior taxa de cura clínica e bacteriológica.

Neste curso, o Dr. Marcos Veiga (professor da USP e Coordenador do laboratório QUALILEITE) e o MSc. Eduardo Pinheiro (Consultor especialista em qualidade do leite e controle de mastite) explicam tudo sobre essa ferramenta, desde os procedimentos que a fazenda deve seguir para realizar o procedimento da forma correta e obter resultados seguros, os materiais necessários para coleta e inoculação da amostra, como realizar a leitura das placas e interpretar os resultados, bem como os cuidados que devem ser tomados para se evitar os erros mais comumente encontrados.

Este curso conta também com a participação especial do Dr. Tiago Tomazi, pesquisador no Laboratório QUALILEITE e consultor em qualidade do leite, o qual compartilha sua vasta experiência durante algumas aulas deste treinamento, além de apresentar resultados de pesquisas recentes realizadas a campo.

Assista ao conteúdo completo deste treinamento e saiba como a cultura microbiológica pode auxiliar produtores e técnicos na tomada de decisão correta quanto aos casos de mastite clínica no rebanho!
 
Agradecimento:
Locais de gravação: Fazenda Rio Doce, Itobi/SP
Laboratório QUALILEITE, FMVZ-USP, Pirassununga/SP

Módulos do conteúdo

Introdução ao sistema de cultura na fazenda

Como implantar um laboratório na fazenda?

Inoculação e interpretação dos meios de cultura

Como utilizar os resultados de cultura microbiológica na fazenda

Resultados de pesquisas e considerações finais

Especialistas do conteúdo

Marcos Veiga dos Santos

Marcos Veiga dos Santos

Professor da FMVZ-USP, coord. do QUALILEITE
Eduardo de Souza Campos Pinheiro

Eduardo de Souza Campos Pinheiro

Produtor e Consultor em qualidade do leite e controle de mastite

Acesse esse e todos os outros conteúdos por apenas:

* ao mês - na assinatura anual
INVISTA NO SEU FUTURO!
Ícone para teste

O maior conjunto de aulas sobre produção de leite e corte no Brasil, agora com um foco crescente em sustentabilidade aplicada, bem-estar animal, pecuária 4.0 e gestão e desenvolvimento pessoal, cobrindo uma lacuna  de formação de técnicos e produtores.
Comece pelo teste grátis de 7 dias!

Conteúdos relacionados

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP