PECUÁRIA DE LEITE

TRANSIÇÃO DO SISTEMA A PASTO PARA O COMPOST BARN

52 minutos

Certificado digital

Por que participar deste curso?

Esse conteúdo ficará disponível até 01/03/2024.

Quando uma propriedade deve avaliar a mudança do seu sistema produtivo? Quais são os aspectos, índices e metas a serem considerados? Como estruturar o investimento, de forma a obter o retorno esperado?

Para responder a essas e várias outras perguntas, os instrutores Marcelo de Rezende e Caciano Mafioletti, da Cooperideal, apresentam um exemplo real de uma fazenda que produziu leite, por muitos anos, em sistema de pastejo, mas que em determinado momento viu a necessidade de fazer uma transição no sistema, sendo o Compost Barn a opção de escolha.

O caso de sucesso deste curso é a Fazenda Arsego, do produtor Eleandro Arsego, localizada em Xanxerê-SC. Em 2010, no início do trabalho dos técnicos da Cooperideal na propriedade, a produção alcançava 3 mil litros diários, com 137 vacas em lactação. Nos quatro anos seguintes, o trabalho concentrou-se na melhoria da produtividade e qualidade das forragens, com a implementação do pastejo rotacionado e irrigado, além de suplementação alimentar em períodos de menor oferta de forragem. Assim, foi possível aumentar a lotação da área e, em 2014, a produção chegou a 5.000 litros/dia, com 200 vacas em ordenha.

No entanto, a maior lotação também piorou as condições de conforto dos animais, impedindo que os mesmos expressassem seu máximo potencial produtivo. Foi quando os proprietários reavaliaram o sistema de produção, e optaram por confinar os animais. Hoje, 300 vacas em lactação são mantidas em Compost Barn, e o sistema chegou a produzir 10 mil litros diários. Segundo produtor Eleandro, “o retorno em produção compensou todo o investimento, sem contar na redução da CCS, dos casos de mastite clínica, e no melhor conforto dos animais”.

Assista ao curso completo, que mostra desde o processo de intensificação do sistema de pastejo até o planejamento do compost barn, bem como a avaliação dos índices produtivos e econômicos do sistema.

Agradecimento:
Local de gravação: Fazenda Arsego, Xanxerê-SC

Módulos do conteúdo

Evolução do sistema de pastejo intensivo na Fazenda Arsego, Xanxerê-SC

Resultados obtidos no sistema de pastejo intensivo

Transição para o sistema de Compost Barn

Especialistas do conteúdo

Marcelo de Rezende

Marcelo de Rezende

Eng. Agrônomo, Coordenador Técnico da Cooperideal
Caciano Mafioletti

Caciano Mafioletti

Eng. Agrônomo, Técnico da Cooperideal em SC

Acesse esse e todos os outros conteúdos por apenas:

* ao mês - na assinatura anual
INVISTA NO SEU FUTURO!
Ícone para teste

O maior conjunto de aulas sobre produção de leite e corte no Brasil, agora com um foco crescente em sustentabilidade aplicada, bem-estar animal, pecuária 4.0 e gestão e desenvolvimento pessoal, cobrindo uma lacuna  de formação de técnicos e produtores.
Comece pelo teste grátis de 7 dias!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP