TRIPANOSSOMÍASE: A DOENÇA OCULTA NOS REBANHOS
01 hora e 07 minutos
Certificado digital
de 496 avaliações
Por que participar deste curso?
A tripanossomíase bovina iniciou-se no Pantanal Mato-grossense, e a partir de 2008 foram registrados surtos da doença na região sudeste (MG e SP), nordeste e no RS.
Essa doença ocorre com maior frequência nos rebanhos leiteiros, principalmente pela transmissão através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, mas pode afetar também rebanhos de corte. Entre os sinais clínicos da doença observa-se a diarreia, anemia, o emagrecimento progressivo, aborto e infertilidade, além de sinais neurológicos como salivação constante e dificuldade de locomoção.
Um grande problema são os animais portadores da doença, mas que aparentemente mostram-se sadios, sendo os maiores disseminadores dentro dos rebanhos. Além disso, tratamento errôneos e ineficientes são comumente realizados, mascarando os sintomas da doença. Desta forma, é fundamental conhecer o tratamento efetivo disponível atualmente, e saber quais cuidados devem ser tomados na compra de animais.
Neste curso, o professor da UNESP de Araçatuba/SP, Fabiano Cadioli, especialista no assunto, aborda a fundo as formas de transmissão do Trypanosoma vivax nos rebanhos, os meios de diagnóstico e o tratamento desta doença, que tantos problemas tem causado nos rebanhos nacionais.
Módulos do conteúdo
Caracterização da doença e agente etiológico
Diagnóstico e possíveis problemas
Tratamentos das tripanossomíases bovinas
Prevenção e controle
Lançado em: mar/2017
Especialista do conteúdo
Acesse esse e todos os outros conteúdos por apenas:
R$ 0,00*
* ao mês - na assinatura anual
O maior conjunto de aulas sobre produção de leite e corte no Brasil, agora com um foco crescente em sustentabilidade aplicada,
bem-estar animal, pecuária 4.0 e gestão e desenvolvimento pessoal, cobrindo uma lacuna de formação de técnicos e produtores.
Comece pelo teste grátis de 7 dias!