Por que usar leguminosas forrageiras em pastagens?

Postado em: 29/08/2022 | 2 min de leitura Escrito por: Luma Maria Souza Machado
O pastejo consorciado é uma prática antiga e que possui vantagens quando é realizado de forma correta. Essa atividade contribui para a produtividade animal e para o desenvolvimento sustentável na produção de forragens. Assim, pastagens consorciadas por gramíneas e leguminosas fornecem benefícios ao sistema de produção agropecuário.

No Brasil, as condições das pastagens durante o período de seca são críticas, pois o pasto pode apresentar baixo teor de proteína e baixa digestibilidade do volumoso para os animais. Dessa forma, uma alternativa é a utilização de leguminosas forrageiras a fim de amortizar essa problemática.

O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma das diversas espécies de leguminosas que pode ser utilizada à pasto consorciado. Seu uso promove o benefício de introduzir o nitrogênio fixado biologicamente no solo, diminui custos com fertilização nitrogenada e é uma opção proteica na dieta dos bovinos.

Quais as vantagens de pastagem consorciada com leguminosas?

  • Diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE);
  • Aumento da qualidade e da produção de forragem;
  • Substituição de insumos fertilizantes nitrogenados.

Dentre os diversos benefícios destaca-se a redução das emissões de gases do efeito estufa. O uso, na prática, pode contribuir de duas formas: redução de óxido nitroso devido a possibilidade de reduzir fertilizantes nitrogenados, e redução de gás metano emitido pelos bovinos devido ao melhor desempenho animal.

Ainda sobre GEEs, a produção de metano entérico pelos bovinos é um desafio no que diz respeito à sustentabilidade e as leguminosas podem fazer parte da solução. Elas possuem taninos em sua composição, substâncias com elevado potencial anti-metanogênico, que, ao ser inserido na dieta bovina, irá auxiliar na redução da produção de gás metano.

Com os diversos benefícios que a consorciação com leguminosas pode trazer, se aproximar de uma produção sustentável com certeza é um benefício que merece destaque. compreende-se que o alcance de alguns aspectos que tangem a sustentabilidade pode atingir os sistemas de produção de bovinos que praticam o pastejo consorciado com leguminosas.

Dentro deste vasto assunto importante na agropecuária é comum surgirem dúvidas e questionamentos. Qual a melhor forrageira a se utilizar? Qual é o manejo ideal ao optar por consórcio de leguminosas? Quais estratégias eu posso utilizar para obter resultados positivos? Como as leguminosas fornecem nitrogênio para o sistema?

O EducaPoint trouxe um especialista para ministrar uma aula detalhada sobre o tema e sanar todas suas dúvidas! A aula está disponível para todos os assinantes da plataforma. Clique aqui, seja um assinante Educa e assista o curso quantas vezes quiser!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082


Fonte:

Rodrigues P.H.M.; Uso de leguminosas na dieta de ruminantes: Adaptações às mudanças climáticas e mitigação da emissão de gases de efeito estufa.
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Pirassununga – SP. 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP