As vacas arrastam areia contaminada com fezes e outros resíduos para fora das baias diariamente. Portanto, é necessário reabastecer a baia com areia fresca a cada 12-14 dias com areia adicional entre esses dias para evitar que o meio-fio se projete. A areia total necessária em uma fazenda nos Estados Unidos é de 20 a 25 kg por baia por dia, o que equivale a 7,3 a 9,1 toneladas por baia a cada ano.
O Brasil produz 35 milhões de litros de leite para um mercado consumidor de 214 milhões de habitantes. O consumidor está se tornando cada vez mais exigente em termos de qualidade dos produtos e com o leite isso não é diferente. Sendo assim, a indústria de lácteos precisa trabalhar cada vez mais em direção a atender às demandas do consumidor. A maior pressão está sobre o produtor de leite, que é onde o produto se origina. Porém, a higiene envolve todo o longo caminho que o leite percorre desde a fazenda até a mesa do consumidor.
O conforto das vacas em fazendas leiteiras está associado à produção, longevidade e bem-estar animal. Uma opção que fornece um bom conforto às vacas leiteiras é o free stall, porque protegem as vacas de condições climáticas extremas. Diferentes tipos de cama, incluindo areia, colchão ou serragem, são colocados nessas baias para maximizar o conforto da vaca. Vários estudos forneceram recomendações sobre o tipo de cama e manejo da cama que mais se adequam a esse sistema e garantem os melhores resultados.
A deficiência de cobre em bovinos é um problema comum e complexo. As vacas leiteiras têm maior probabilidade de apresentar deficiência no inverno/início da primavera, coincidindo com maiores demandas durante este período de gestação e início da lactação. Os bezerros de crescimento rápido com mais de seis meses de idade também podem ser deficientes.
O objetivo final de qualquer programa de manejo de novilhas é desenvolver uma vaca adulta saudável que produza leite de alta qualidade. Este sucesso depende de como as novilhas são tratadas desde o nascimento até o primeiro parto. A mastite é considerada uma das doenças mais significativas e caras em vacas leiteiras e resulta em diminuição da produção e da lucratividade.
As alterações metabólicas e hormonais que ocorrem durante o período periparturiente da vaca leiteira em lactação são profundas e significativas. A transição para um estado de não prenhez e lactação de um estado de prenhez e não lactação resulta em uma redistribuição massiva dos tecidos do corpo que envolve todos os principais sistemas. Pesquisas mostram que até 60% das vacas em lactação podem desenvolver doenças metabólicas ou infecciosas durante os primeiros 60 dias de lactação.
Durante o calor do verão, os produtores de leite fazem tudo o que podem para ajudar a manter os animais frescos. Quer seja pelo aumento da velocidade do ar, adicionando mais sombra ou usando sistemas de sprinklers, as práticas de redução do calor ocorrem constantemente à medida que o termômetro sobe.
A Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, utiliza em 100% do rebanho a transferência de embriões em tempo fixo (TETF) como ferramenta reprodutiva, ou seja, todas as prenhezes do rebanho são oriundas de embriões produzidos in vitro.
O manejo alimentar tem uma importância central em sistemas de produção de leite devido a um fato inegável: a base da pirâmide da atividade pecuária leiteira é a alimentação, independentemente do sistema de produção adotado.
Todos sabemos como o manejo nutricional é fundamental para a saúde e produtividade geral do rebanho. Também estamos aprendendo cada vez mais sobre como a conexão entre nutrição e eficiência começa no nascimento. É vital fornecer os nutrientes necessários para cada vaca, no estágio correto de vida, para manter a produção ideal. Nutrição adequada e um ambiente ruminal ideal, crescimento e condição adequada dos animais desempenham um papel importante no que diz respeito à saúde, bem-estar das vacas e ao sucesso geral de uma fazenda.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP