O principal desafio de um sistema de produção leiteira a pasto é otimizar o consumo de forragem de alta qualidade para sustentar produções mais elevadas de leite. Porém, alguns fatores limitam a produção nesse sistema. Existe uma variação sazonal na disponibilidade e valor nutritivo das pastagens, o que resulta na necessidade de fornecer suplementação alimentar concentrada às vacas.
As vacas leiteiras são mais suscetíveis a novas infecções intramamárias (IMIs) durante o período seco. IMIs adquiridos durante o período seco podem ter um impacto significativo na produção de leite, qualidade do leite, remoção do rebanho e desempenho reprodutivo pós-parto. Essas oito estratégias de prevenção em vacas secas podem ajudar a reduzir o risco de que novos IMIs se desenvolvam após o parto, o que, por sua vez, ajuda a manter o fluxo de leite na fazenda e melhora a eficiência reprodutiva.
E-book gratuito com 12 mitos e verdades sobre os pedilúvios em fazendas leiteiras
A água é o nutriente mais barato e vital na dieta de gado leiteiro. No entanto, a limpeza e a disponibilidade são frequentemente negligenciadas. Estudos demonstraram que uma vaca em lactação consome 110 a 190 litros de água por dia, e isso pode dobrar se o animal estiver sofrendo de estresse por calor.
Uma doença intestinal emergente e altamente fatal em vacas adultas, a Síndrome do Intestino Hemorrágico (SIH), atrai a preocupação de produtores de leite, veterinários e nutricionistas, pois também é conhecida como a doença da morte súbita do gado leiteiro.
O manejo nutricional é um dos pontos mais importantes em qualquer fazenda leiteira, uma vez que a dieta representa o maior custo de produção da fazenda e é determinante na produção de leite do rebanho. Hoje em dia, busca-se cada vez mais ter uma nutrição de precisão justamente para aumentar a eficiência do manejo nutricional e os resultados da fazenda.
Recentemente, minha esposa me pediu para cozinhar alguns hambúrgueres na grelha. No entanto, ela especificou que os queria suculentos ... e não rosados. Agora, eu cozinhei milhares de hambúrgueres na minha vida - mas parece que não fiz um de que ela goste. Isso desencadeou algumas reflexões sobre o que pedimos à equipe da fazenda leiteira.
As lesões podais nos bovinos, além de afetarem negativamente o bem-estar animal, geram inúmeras perdas ao sistema produtivo, seja ele de produção de leite ou carne. A dificuldade de locomoção impacta na ingestão de alimentos, na manifestação de comportamentos naturais (como o cio, por exemplo), nos índices reprodutivos e, consequentemente, na produtividade animal.
Quando se usa observação de cio com estratégia para inseminar pela primeira vez, tem que se levar em consideração a condição anovulatória da fazenda e a eficiência na detecção de cio que o rebanho tem. Já quando se usa inseminação artificial em tempo fixo (IATF), é preciso escolher um bom programa.
O descarte involuntário ou biológico ocorre devido a problemas de saúde ou manejo do animal, especialmente durante o período de transição. A taxa de descarte é um número que pode ser usado para avaliar o desempenho da fazenda.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP