O maior desafio do produtor é encontrar indicadores que possibilitem aferir se sua propriedade apresenta desempenho eficiente, o que pode ser analisado sob o ponto de vista econômico e técnico. O problema é que, nem sempre, uma propriedade leiteira tem eficiência técnica e econômica ao mesmo tempo. Dentre os índices produtivos, há dois deles que muitas vezes são confundidos e que são extremamente importantes de serem aferidos e corretamente interpretados: período de lactação e dias em leite.
As lesões podais nos bovinos, além de afetarem negativamente o bem-estar animal, geram inúmeras perdas ao sistema produtivo, seja ele de produção de leite ou carne. A dificuldade de locomoção impacta na ingestão de alimentos, na manifestação de comportamentos naturais (como o cio, por exemplo), nos índices reprodutivos e, consequentemente, na produtividade animal.
A Fazenda Capetinga, localizada no município de São João Batista do Glória, MG, passou, ao longo de seus quase 20 anos de existência, por um processo de intensificação da produção. A fazenda migrou do sistema de pastejo para o confinamento em free stall, e passou a fazer a inseminação de todas as fêmeas Jersey com touros da raça Holandesa, num cruzamento absorvente contínuo.
A TMR, que na sigla em inglês significa Total Mixed Ration, nada mais é que Ração Total Misturada. Essa tecnologia é muito utilizada em diversos sistemas de produção leiteira, muitas vezes não leva aos melhores resultados, por falhar no preparo ou no manejo alimentar. Uma pergunta muito comum entre produtores é: como preparar a TMR e quando fazê-la? Quais são as vantagens de se utilizar esse sistema de alimentação?
O projeto de integração lavoura-pecuária-floresta da Fazenda Boa Fé nasceu dentro de um conceito muito importante, alinhado com a missão da propriedade, que é produzir alimentos, genética e tecnologias, transformando vidas e proporcionando de forma longeva e sustentável qualidade de vida para as pessoas.
Ocupando o topo da produção de leite do Brasil, a Fazenda Colorado, em Araras, SP, é conhecida pelo seu pioneirismo, seja em estratégias de manejo, uso de tecnologias, investimento em infraestrutura, gestão de pessoas, entre outros aspectos. Em 2017, a fazenda elevou sua produção diária em 7%, alcançando 67.640 litros/dia.
Uma ferramenta muito interessante, e que tem sido cada vez mais utilizada no manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros, é a transferência de embriões em tempo fixo (TETF). Quando bem aplicada, essa técnica permite maximizar a reprodução do rebanho, com alto ganho genético, ao mesmo tempo em que garante o nascimento de um maior número de fêmeas.
Um dos fatores fundamentais na questão alimentar é a qualidade da mistura dos alimentos, especialmente porque, nas dietas de confinamento, são utilizados diferentes ingredientes. Cada um deles tem tamanho de partícula e densidade distintos. Isso cria um desafio de se fazer uma mistura que se mantenha o mais uniforme possível dentro do cocho, à medida que o animal se alimenta.
Apesar do leite de descarte parecer uma alternativa simples e sem custos para alimentação das bezerras, deve-se pensar nos motivos pelo qual o produto foi descartado. Se o leite de descarte é impróprio para o consumo humano, será mesmo uma boa alternativa para o aleitamento das bezerras?
A taxa de concepção indica sua acurácia em identificar cios, inseminar corretamente e fertilizar suas vacas. Seu objetivo: ter vacas prenhas. Confira como interpretar esse indicador.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP