Há pouco mais de um ano, a Fazenda Colorado, em Araras, SP, implementou diversas melhorias em sua rotina, sendo uma delas a realização de cultura microbiológica do leite na própria fazenda! Com essa nova rotina, a fazenda deixou de tratar cerca de 60% dos casos de mastite clínica do rebanho, e reduziu pela metade o volume de leite de descarte.
A qualidade da dieta oferecida às vacas leiteiras tem efeitos diretos na saúde e eficiência produtiva do rebanho, bem como na composição do leite. Além da quantidade adequada de alimentos, e qualidade dos ingredientes utilizados, é necessário que a dieta atenda às exigências nutricionais dos animais que, por sua vez, variam conforme a idade e estágio de produção. Quais os benefícios em se adquirir a dieta pronta?
A Agrindus, 3ª maior produtora de leite do Brasil (Top 100 2018), alcança uma produção média anual de cerca de 22 milhões de litros de leite, com 1.700 vacas em lactação.
Um dos principais gargalos do sistema semi-confinado é a dificuldade de se proporcionar condições realmente satisfatórias de conforto e bem-estar aos animais. No período das águas, as dificuldades aumentam, com acúmulo de barro e consequentes problemas com os cascos e mastites.
A Fazenda Campos Bocaina, em Passos/MG, decidiu em 2014 confinar os animais em produção. A escolha pelo compost barn deu-se, principalmente, em função do manejo dos dejetos. Conheça detalhes da instalação e como é feito o manejo da cama.
O bezerreiro tropical tem em sua composição sombrite, os animais ficam presos em uma área por fio que tem por volta de 10 metros e, mesmo em um sistema individualizado, dá um pouco mais de oportunidade para os bezerros na questão de se exercitar e ter melhor movimentação.
Com o objetivo de identificar reprodutores com desempenhos positivos para a produção de leite e outras características de importância econômica, vários programas de melhoramento genético para raças bovinas leiteiras têm sido implementados no país. No mais novo curso online lançado pelo EducaPoint, o Pesquisador da Embrapa e especialista em Melhoramento Animal, Marcos Vinicius G. Barbosa da Silva, dá muitas informações sobre como aumentar a eficiência de seleção e os ganhos genéticos do seu rebanho.
Hoje, em alguns países, é obrigatório que se faça cultivo por quarto mamário das vacas antes que essas sejam secas. Isso porque não deveríamos aplicar antibióticos em quartos sadios. Se não existe a infecção mamária, não existe justificativa para que se aplique o antibiótico intramamário. Como isso já é lei em muitos países, essa técnica vem sendo difundida em grande escala.
De todos os investimentos que podem ser feitos na pecuária leiteira, o mais bem-sucedido e prioritário talvez seja o bem-estar animal por uma razão muito simples: a vaca é um dos animais que mais responde aos investimentos em bem-estar, de acordo com Roberto Jank, gestor da fazenda Agrindus, em Descalvado, SP. A Agrindus é a 3º maior produtora de leite do Brasil, de acordo com o levantamento Top 100 2018.
O manejo do colostro é primordial dentro de um sistema de criação de bezerras. Assim, se você tiver que escolher entre todas as coisas que precisam ser executadas dentro de um sistema de criação de bezerras, essa será sua prioridade, focando mais tempo da sua rotina, devido à importância do colostro para as bezerras recém-nascidas.
Copyright © 2026 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Avenida Cezira Giovanoni Moretti, 905 - sala 11A - Loteamento Santa Rosa - Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP