Micotoxinas: o que são esses inimigos invisíveis

Postado em: 28/09/2021 - 2 min de leitura

Micotoxinas: o que são esses inimigos invisíveis
As micotoxinas são metabólitos altamente tóxicos produzidos por fungos. Trata-se de substâncias que os estes microoganismos liberam para sobreviver, mas que geram malefícios para saúde humana e produção animal. Atualmente, já são conhecidas mais de 400 micotoxinas ao redor do mundo.
 
Os primeiros fungos podem ter surgido na Terra há mais de 1 bilhão de anos, cerca de duas vezes mais cedo do que se pensava, de acordo com um estudo publicado na revista Science. Trata-se, portanto, de um organismo de alta adaptabilidade. Eles estão presentes desde a colheira no campo até o armazenamento dos alimentos.
 
Os principais fungos produtores de micotoxinas são: Aspergillus spp., Penicillium spp. e Fusarium spp.
 
O fungo está presente nas plantas vivas, em substratos que possuem carboidrato (fibrosos e não fibrosos) e em substrato de proteína vegetal. As toxinas são liberadas no momento de estresse do fungo, como variação da temperatura, da umidade do ar, abertura do silo, moagem do grão, etc. Nesses momentos de estresse, o microorganismo libera toxinas para ter tempo de esporular e preservar a espécie. 
 
As lavouras são atacadas desde cedo por esses agentes e as plantas  diariamente lutam para controlar a contaminação. Mesmo assim, ocorre a liberação de micotoxinas, pois o sobreveiver é um objetivo mútuo. Os fungos não necessariamente são visíveis, ou seja, macroscópicos, sendo, na maioria das vezes, microscópicos. 
 
 
 
Um dos mecanismos de defesa das plantas é mascarar as micotoxinas, o que dificulta a detecção das toxinas por meio de análises. Uma das formas é através da adição de açucares à substância por parte do mecanismo de defesa da planta para que essa toxina fique inerte para a planta. 

 
 
Vale ressaltar que as toxinas não aparecem nas análises de laboratório, mas são liberadas no organismo do animal quando ele consome o alimento contaminado. 
 
Confira abaixo alguns dos sintomas da contaminação por micotoxinas:

 
Estudos mostram que aproximadamente 90% dos alimentos para ruminantes estão contaminados por pelo menos uma micotoxina. Sendo assim, percebe-se que o problema é sério e precisa ser avaliado e controlado. 

Justamente por isso, o EducaPoint acaba de lançar o curso Introdução a micotoxinas em ruminantes. Nesse curso, o zootecnista, Ricardo Fasanaro, explica tudo o que você precisa saber sobre micotoxinas em alimentos. 
 
Confira abaixo um vídeo de apresentação do curso:
 

 
O material está disponível GRATUITAMENTE na plataforma do Educa! Acesse já a página do curso e se inscreva!
 
  
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 

Você sabia que pode com um único valor mensal ter acesso ilimitado a esses e centenas de cursos online?

O EducaPoint é uma plataforma preparada para trazer a melhor estrutura em cursos online para ajudar você no seu agronegócio.

Quer ter acesso a todos os cursos da plataforma?